O estreante italiano Romano Fenati confirmou o estatuto de futura estrela ao conquistar a primeira vitória da carreira de forma dominadora em condições traiçoeiras que levaram à queda de quase metade do pelotão.
Jakub Kornfeil, da Redox-Ongetta-Centro Seta, fez a melhor largada e liderou as fantásticas primeiras voltas da corrida declarada seca, isto apesar de algumas zonas molhadas na pista. Danny Kent, da Red Bull KTM Ajo, Jack Miller (Caretta Technology) e Simone Grotzkyj (Ambrogio Next Racing) foram os primeiros a serem pegos pelas condições traiçoeiras ao caírem ao mesmo tempo na Curva 10, na segunda volta.
Miguel Oliveira, da Estrella Galicia 0,0, não demorou a chegar à liderança, mas Kornfeil não desistiu sem luta. Contudo, ele também caiu na Curva 13, seguido pouco depois por Brad Binder, da RW Tacing GP. Ainda assim, o drama continuou com Oliveira indo também ao chão poucas curvas mais à frente, com o companheiro de equipe de Kent, Arthur Sissis, sendo outro dos nomes a cair.
Isto deixou o homem da pole, Alex Rins, na frente de Romano Fenati (Team Italia FMI) e de Louis Rossi (Racing Team Germany). Rossi cedo passou o italiano para ir atrás de Rins, que quase caiu, o que o deixou em luta com Fenati e Rossi pela primeira posição.
Os três pilotos trocaram de posições com frequência, se bem que Rossi logo se juntou à lista de quedas ao ir ao chão na Curva 1, o que deixou o estreante italiano e o wild-card italiano na frente.
Mais atrás, Cortese liderava o trio perseguidor, enquanto atrás se assistia a épica batalha pelo sexto lugar, com sete pilotos, entre eles o favorito ao título Viñales, em luta. Nicollo Antonelli liderava o grupo, mas Viñales não demorou a levar a melhor.
De novo na frente, Fenati isolava-se de Rins, que também caiu, mas conseguiu voltar à corrida em segundo. Contudo, foi pego por Luis Salom (RW Racing GP) em terceiro, com o companheiro de equipe de Miller, Alexis Masbou, e Sandro Cortese logo atrás.
Mais atrás, Jasper Iwema (Moto FGR) escorregou com a moto, com Adrian Martin fazendo o mesmo pouco depois na Curva 1. Danny Webb (Mahindra RAcing) desistiu devido a problemas mecânicos a sete voltas do final, enquanto Kenta Fujii (Technomag-CIP-TSR) caiu na mesma volta.
Com Fenati isolando-se na frente, a luta pela segunda posição era entre Cortese, Rins e Salom após a perda de ritmo de Masbou. Os três deram tudo em cada curva, mas no final foi Fenati quem venceu, com Salom em segundo e Crotese em terceiro, à frente de Rins.