Maverick Viñales venceu o GP do Qatar de Moto3 nesta noite de domingo, mas só depois de uma grande luta com o estreante Fenati. O terceiro posto ficou para Cortese depois de lutar durante toda a corrida com Salom e Oliveira.
A primeira página da história da Moto3 não podia ter sido escrita de melhor forma, com a luta pelas três primeiras posições sendo uma constante desde o apagar das luzes vermelhas no início da noite deste domingo no circuito de Losail.
O candidato ao título Maverick Viñales assinou a primeira vitória na nova categoria depois de ter colocado ponto final nas 125cc com a vitória no ano passado em Valência. Mas a tarefa do piloto da Blusens Aprilia não foi fácil, já que o estreante Romano Fenati deu muita luta.
O piloto do Team Italia FIM, que já tinha surpreendido no teste de Jerez, esteve em excelente ritmo e depois de largar de sexto o jovem italiano disparou para a liderança da corrida, posição que ocupou até à sexta volta, altura em que foi ultrapassado por Viñales. Fenati ainda respondeu ao assumir de novo a liderança, mas o espanhol voltou ao comando na 12ª volta para se isolar e conquistar a primeira vitória na história da Moto3 com 4,301s de vantagem.
Enquanto isso, atrás dos dois primeiros assistiu-se a luta apertada pelo terceiro lugar desde os primeiros metros da corrida. Luis Salom (RW Racing GP), Miguel Oliveira (Estrella Galicia 0’0) e Sandro Cortese (Red Bull KTM Ajo) foram os primeiros a lutar pelo degrau mais baixo do pódio, trocando de posições várias vezes ao longo da corrida, mas conforme a prova foi se aproximando do meio o trio cresceu para um grupo de sete pilotos.
Zulfahmi Khairuddin (AirAsia-Sic-Ajo), Arhtur Sissis (Red Bull KTM Ajo), Danny Kent (Red Bull KTM Ajo) e Louis Rossi (Racing Team Germany) foram os pilotos responsável pelo aumento do grupo na luta pelo terceiro posto. Sem nunca abaixarem a guarda e também sem nunca diminuírem o ritmo, os sete pilotos trocaram de posições várias vezes, com quase todos eles passando pelo terceiro lugar.
Contudo, na última volta o alemão Cortese conseguiu uma margem mínima para se destacar dos demais e terminar em terceiro, a 18,013s dos primeiros e com quase dois décimos de vantagem sobre Salom. O quinto posto ficou a cargo do português Oliveira.
Khairuddin, Sissis, que ainda teve dois pequenos sustos durante a corrida, Kent e Rossi foram os nomes que se seguiram do sexto ao nono lugar, respectivamente, enquanto o companheiro de equipe de Miguel na Estrella Galicia 0’0, Alex Rins, fechou a lista dos dez primeiros.
Alan Techer (Technomag-CIP-TSR), estrando na categoria, Héctor Faubel (Bankia Aspar Team), Niklas Ajo (TT Motion Events Racing), Alberto Moncayo (Bankia Aspar Team) e Jakub Kornfeil (Redox-Ongetta-Centro Seta) foram os outros cinco pilotos a somarem pontos na primeira corrida de 2012.