A primeira classificação da história da Moto3 aconteceu no início desta noite de sábado sob as luzes artificiais do circuito de Losail com Cortese (Red Bull KTM Ajo) garantindo a primeira posição do grid de largada para o GP do Qatar.
A luta pela supremacia na categoria mais baixa foi bem apertada, principalmente nos minutos finais da sessão, mas foi o alemão quem levou a melhor ao rodar em 2m08,188s, repetindo o forte ritmo que tinha apresentado ontem. A 0,016s de distância ficou o favorito ao título Maverick Viñales. O piloto da Blusens Avintia, que foi o mais rápido nas duas primeiras sessões de treinos livres, continua, ainda assim, tendo o melhor tempo do fim de semana até o momento, vai partir para a primeira corrida do ano da segunda posição.
O terceiro e último posto da primeira fila do grid ficou a cargo de Louis Rossi. O francês da Racing Team Germany chegou a liderar a tabela de tempos quando faltavam pouco mais de dois minutos para o final, mas não encontrou os argumentos necessários para fazer frente ao ataque final dos dois rivais e terminou a 0,115s da frente.
A segunda fila do grid é encabeçada por Luis Salom (RW Racing GP), com 2m08,566s, seguido por Niklas Ajo (TT Motion Events Racing) e pelo estreante sensação Romano Fenati. O jovem do Team Italia FIM já tinha estado em destaque no último teste da pré-temporada em Jerez, bem como nos treinos livres deste fim de semana, e na classificação desta noite voltou a apresentar-se em bom ritmo ao terminar em sexto, a 0,611s da pole.
Na frente da terceira fila estará Zulfahmi Khairuddim (AirAsia-Sic-Ajo), seguido de Miguel Oliveira. O português da Estrella Galicia 0’0 não conseguiu rodar no mesmo nível apresentado nos treinos e teve de se contentar com a oitava marca da sessão com 2m08,926s. O nono lugar ficou com Arthur Sissis, da Red Bull KTM Ajo, a 0,813s da frente.
Ainda a menos de um segundo de Viñales ficaram Alessandro Tonucci (Team Italia FIM), Danny Kent (Red Bull KTM Ajo) e Alex Rins (Estrella Galicia 0’0) do 10º ao 13º lugares, respectivamente. O italiano Simone Grotzkyj (Ambrogio Next Racing) sofreu uma queda a 10 minutos do final, terminando na 29ª posição.