A terceira e última sessão de treinos da Moto3 para o GP do Qatar revelou-se muito disputada, com quatro pilotos lutando pela primeira posição na tabela de tempos e com Maverick Viñales sendo batido pelos rivais.
O alemão Cortese, que ainda sofreu um susto nos momentos finais, acabou sendo o melhor ao rodar em 2m08,342s. O piloto da Red Bull KTM Ajo tirou cerca de nove décimas à sua melhor marca anterior, mas não foi o único a fazer frente e quebrar o domínio de Viñales.
O estreante Fenati, que já tinha surpreendido no teste de Jerez, voltou a brilhar ao cravar a segunda marca da sessão. Italiano do Team Itália FIM chegou mesmo a passar pela liderança, mas acabou terminando no segundo posto com 2m09,323s, à frente de Salom. O jovem da RW Racing GP também chegou a ocupar o primeiro posto, mas numa acelerada sucessão de voltas rápidas viu-se rebaixado para terceiro, a 0,101s da frente e com uma margem de 0,034s para Viñales.
O jovem espanhol da Blusens Avintia também esteve na frente, mas no final da sessão não encontrou velocidade para bater a concorrência. Viñales rodou em 2m08,477s, cerca de três décimos mais lento que a sua melhor marca no segundo treino, mas ainda assim manteve-se como o melhor no combinado das três sessões.
Fechando a lista dos cinco primeiros ficou Miguel Oliveira. O português da Estrella Galicia foi o último a rodar na casa do 2m09 ao cravar o cronômetro em 2m08,904s, ficando a 0,562s da frente.
Danny Kent (Red Bull KTM Ajo), o companheiro de equipe do português, Alex Rins (Estrella Galicia 0’0), Hector Faubel (Bankia Aspar Team), Alexis Masbou (Caretta Technology) e Niccolo Antonelli (San Carlo Gresini Moto3) foram os nomes que compuseram a lista dos dez primeiros.
Louis Rossi (Racing Team Germany), na primeira parte do treino, Toni Finsterbusch (Cresto Guide MZ Racing), Zulfahmi Khairuddin (Airasia-SIC-Ajo) e Héctor Faubel, já na fase final, sofreram quedas, mas sem consequências.
Os pilotos da Moto3 voltam à pista na noite de sábado para a sessão de classificação a partir das 18 horas locais.