O piloto da Red Bull Ajo Motorsport aumentou a vantagem na liderança do Campeonato das 125cc em relação a Nico Terol para nove pontos com a vitória do GP de San Marino.
Marc Márquez (Red Bull Ajo Motorsport) conquista sexta vitória da temporada, o jovem espanhol passa agora a ter uma vantagem de nove pontos para Nico Terol (Bancaja Aspar), que cruzou a linha de chegada na segunda posição.
Nico Terol fez uma péssima largada, caindo para a 12ª posição, mas logo ele começou a recuperar terreno e apenas algumas voltas depois estava já em segundo, atrás do líder Márquez.
Pol Espargaró fez uma boa largada e chegou a estar na frente, com o seu companheiro de equipe na Tuenti Racing, Efrén Vázquez ajudando na estratégia ao ultrapassar Márquez. Mas, logo na terceira volta, Márquez e Terol que ocupavam os dois primeiros lugares, trocaram de posição por diversas vezes ao longo das 23 voltas da corrida.
Na terceira posição, Espargaró, que estava separado de Marquez por apenas cinco pontos no início da corrida, tentava não perder o contato com a dupla da frente, mas no meio da corrida Terol e Márquez aumentaram o ritmo, estabelecendo novos tempos recordes e se afastaram de Espargaró.
A quatro voltas do final, Márquez conseguiu ‘fugir’, mantendo a liderança até ao final da corrida com uma distância razoável, cruzando a linha de chegada a 2.185s à frente do piloto da Bancaja Aspar. A luta nos minutos finais da corrida pelo terceiro posto teve como vencedor Vázquez, que pela primeira vez desde a etapa inaugural no Qatar, conseguiu chegar ao pódio.
Bradley Smith (Bancaja Aspar) terminou na quarta posição, com Sandro Cortese (Avant Mitsubishi Ajo) em quinto e no sexto posto Espargaró, que viu assim as suas aspirações ao título ficarem mais dificeis.
Márquez tem agora 197 pontos na liderança da classificação do Campeonato, Terol ficou com 188 e Espargaró com 177, menos 20 que o líder.