Com fim de prova emocionante, Símon vence em Valência

Por Thiago Raposo

E o campeão por antecipação das 125cc firmou ainda mais seu título com a vitória na última prova do ano, no circuito de Valência, seguido de Bradley Smith e Pol Espargaró que completaram o pódio com a segunda e terceira posições, respectivamente.

Bradley Smith teve problemas na volta de aquecimento, mas mesmo assim conseguiu reposicionar a moto e largar na terceira posição. Após a largada Smith mostrou que estava tudo bem com o equipamento e pulou para a primeira posição pressionado por Marc Marquez. Ainda na primeira volta Símon, que largou na pole, pulou para a segunda posição. No início da segunda volta o italiano Andrea Ianonne abandonou a prova.

O alemão Marcel Schrotter, novidade entre os líderes, começou a prova muito bem e ocupava a quarta posição na quarta prova dele na categoria, atrás apenas de Smith, Símon e Vasquez. Na terceira volta o campeão Símon fez a volta mais rápida, numa tentativa de alcançar o companheiro Bradley Smith que aproveitou para abrir vantagem nas voltas iniciais. Enquanto isto, Simone Corsi e Schrotter começaram a duelar pela quarta posição, garantindo a emoção da torcida local. O espanhol Marc Marquez perdeu várias posições no início e Pol Espagaró pulou para a terceira posição.

Scott Reeding e Esteve Rabat acabaram se encontrando pelo caminho e os dois foram ao chão, abandonando a disputa. Faltando 18 voltas para o fim foi a vez do inglês Stefan Bradl cair, a sétima queda dele no ano. Enquanto Smith e Símon continuavam lá na frente isolados, a briga entre as outras posições estava intensa: Espagaró ainda mantinha a terceira posição, mas em quarto vinha Sandro Cortese seguido do Marc Marquez, que se recuperou dos problemas no começo, mas a toda hora alternando de posição com o Simone Corsi.

Símon tanto tentou que conseguiu ultrapassar o Smith, mas a briga não terminou aí pois o espanhol continuou colado no britânico. Na última volta a briga entre os dois pegou fogo, pois Smith passou Símon, mas levou o xis, no fim da volta ele foi novamente para cima, ultrapassou o espanhol e na penúltima curva Símon voltou para a frente e confirmou a vitória. Smith terminou em segundo, apenas 0.220 segundos de diferença e mais de 12 segundos de vantagem para Espargaro.