O italiano Andrea Iannone, que começou o Campeonato do Mundo de 2009 em boa forma com duas vitórias nas duas primeiras corridas do ano, mas que desde então tem se mostrado inconsistente, tem agora a oportunidade de acertar contas no domingo, em Brno, já que parte da pole pela segunda vez esta temporada.
O piloto da Ongetta Team ISPA assinou um tempo de 2m08,171s na 12ª das 14 voltas que efetuou, um resultado suficiente para o colocar à frente do grid de largada com 0,3s de margem sobre Nico Terol (Jack & Jones Team).
A primeira fila do grid da décima corrida de 125cc conta também com o alemão Sandro Cortese (Ajo Interwetten) e com o líder do Campeonato do Mundo Julián Simón (Bancaja Aspar), ambos com ritmo similar ao Terol.
O britânico companheiro de equipe de Simón, Bradley Smith, vai largar de quinto, isto depois de ter rodado 0,786s mais lento do que Iannone, enquanto Stefan Bradl (Viessmann Kiefer Racing), o também piloto da Aspar Sergio Gadea e Pol Espargaró (Derbi Racing Team) largam ao seu lado.
Marc Márquez (Red Bull KTM) teve sessão desapontadora ao qualificar-se em 20º depois de sofrer uma queda no final da sessão, enquanto o companheiro de equipe do espanhol, Cameron Beaubier não participará da corrida de domingo devido a fratura na clavícula contraída na manhã de sábado.