Bradley Smit, da Bancaja Aspar, tem um ponto a provar este fim de semana em Brno na seqüência da desapontadora queda quando liderava a corrida no GP de Inglaterra há três semanas, então a presença do jovem britânico no topo da tabela de tempos de FP1 de 125cc na sexta-feira não foi surpresa.
O adolescente de Oxfordshire perdeu terreno para o líder do Campeonato do Mundo e companheiro de equipe Julián Simón na classificação na seqüência das mais recentes jornadas e vai tentar dar novo alento ao seu assalto ao troféu este fim de semana no Cardion AB Grande Prêmio da República Checa.
O piloto que ficou mais perto de Smith na tabela de tempos foi Marc Marquez, da Red Bull KTM. O espanhol rodou a 0,113s do inglês, que assinou um tempo de 2m09,211s.
Também presentes na lista dos cinco primeiros estiveram os companheiros de equipe de Smith, Simón e Sergio Gadea, terceiro e quinto, respectivamente, com outro espanhol entre os dois; Nico Terol (Jack & Jones Team) terminou em quarto, isto apesar de uma queda sem conseqüências no meio da sessão.
Sandro Cortese (Ajo Interwetten), Andrea Iannone (Ongetta Team I.S.P.A.), Stefan Bradl (Viessmann Kiefer Racing), Pol Espargaró (Derbi Racing Team) e Scott Redding (Blusens Aprilia) completaram o Top 10.