A ação de Mugello desta sexta-feira começou com uma cara bem familiar encabeçando a tabela de tempos das 125cc na primeira sessão de livres, o líder do Campeonato do Mundo da categoria Julián Simón. O espanhol rodou mais rápido do que qualquer rival nas monocilíndricas.
O piloto da Bancaja Aspar, que lidera com 5,5 pontos de margem sobre o companheiro de equipe Bradley Smith, marcou o ritmo com um tempo de 1m59,437s perto do final da sessão – enviando, assim, clara mensagem ao resto do pelotão das 125cc.
Quem ficou mais perto do espanhol, desta feita, foi outro companheiro de equipe, Sérgio Gadea, que rodou a 0,284s do compatriota. O piloto da casa e já vencedor de duas corridas esta temporada, Andrea Dovizioso (Ongetta Team I.S.P.A.) assinou o terceiro tempo com um registro similar ao de Gadea, enquanto o britânico Smith foi quarto, a menos de meio segundo de Simón.
Nico Terol (Jack & Jones Team) ficou a meio segundo do ritmo, mesmo à frente de Stefan Bradl (Viessmann Kiefer Racing), que sofreu forte queda no último minuto da sessão. Ainda assim, o piloto levantou-se e caminhou pelo próprio pé com alguma lentidão, tudo isto depois de ter ficado a um segundo da marca de Simón.
Sandro Cortese (Ajo Interwetten), Esteve Rabat (Blusens Aprilia), Scott Redding (Blusens Aprilia) e Lorenzo Savadori (Fontana Racing) também marcaram presença no Top 10 do TL1.
