Bradley Smith, da Bancaja Aspar, foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres das 125cc no Grande Prêmio da Espanha ao assinar, na bandeira quadriculada, um tempo de 1m47,385s que o jogou para a frente na tabela de tempos, três décimos de segundo à frente do seu companheiro de equipe, o espanhol Julián Simón.
Felizmente para os pilotos, a sessão foi disputada sob excelentes condições, com céu limpo e piso seco em Jerez e com as previsões dando sol para os restantes dias do fim de semana, ao contrário do que aconteceu nos GPs do Qatar e Japão.
O terceiro mais rápido foi Andrea Iannone (Ongetta Team I.S.P.A), isto apesar de ter sofrido queda no último setor da pista, mas saindo, felizmente, ileso do contratempo. Sandro Cortese (Ajo Interwetten) e Sergio Gadea (Bancaja Aspar) também terminaram nos cinco primeiros.
Esteve Rabat (Blusens Aprilia), Scott Redding (Blusens Aprilia), Joan Olivé (Derbi Racing) e Stefan Bradl (Viessman Kiefer Racing) também se apresentaram um bom nível, enquanto Danny Webb (Degraaf Grand Prix) foi o terceiro inglês na lista dos dez primeiros.
Michael Ranseder (Haojue Team) e Lorenzo Zanetti (Ongetta Team I.S.P.A) também sofreram quedas, mas sem conseqüências.