Por Rodrigo Steigmann
Andrea Iannone conquistou sua segunda vitória nas 125cc neste domingo, na etapa japonesa de Motegi, em uma corrida decidida pela escolha de pneus, posições no grid e performance das bikes.
Com pista molhada no início, e depois rapidamente secando, os pilotos tiveram suas chances variando no tempo instável sobre o circuito de Motegi. Nas primeiras voltas, aqueles com pneus mais aptos a andar em pista molhada tomaram as primeiras posições, com Nico Terol – o único com os pneus Dunlop mais macios e cortados – disparou.
Danny Webb passou a liderar na segunda volta, mas seus pneus rapidamente se desgastaram. Oito voltas antes da bandeirada, Julian Simon alcançou o britânico, e a corrida estava viva para os pilotos com pneus totalmente slicks.
Foi então que Iannone superou Pol Espargaró e depois Simón, que perseguia a terceira vitória da carreira. Duas semanas após a batalha de ambos no Qatar, Iannone novamente se sobressaiu sobre o rival espanhol, que tnha se recuperado sobre os demais após desastrosa largada na primeira fila.
Iannone desta vez somou a totalidade dos pontos, e mantém a liderança na classificação geral. Simón e Espargaró completaram o pódio na segunda prova de 2009.
Confira os dez primeiros na etapa de Motegi das 125cc:
1 Andrea IANNONE (ITA/Aprilia)
2 Julian SIMON (ESP/Aprilia)
3 Pol ESPARGARO (ESP/Derbi)
4 Stefan BRADL (ALE/Aprilia)
5 Marc MARQUEZ (ESP/KTM)
6 Sandro CORTESE (ALE/Derbi)
7 Joan OLIVE (ESP/Derbi)
8 Jonas FOLGER (ALE/Aprilia)
9 Dominique AEGERTER (SUI/Derbi)
10 Bradley SMITH (GBR/Aprilia)