Andrea Iannone assinou a pole provisória para o Polini Grande Prêmio da Malásia de Motociclismo na qualificação desta tarde de sexta-feira ao terminar com um tempo de 2’14,676s com a pista seca.
O resultado pode ser decisivo para a conquista do primeiro lugar do grid da corrida de domingo, já que a chuva pode cair durante a segunda sessão de qualificação que acontecerá amanhã e que levará à inevitável queda dos tempos.
Iannone nunca largou da pole na sua carreira de Grandes Prêmios, mas foi claramente o piloto mais rápido na pista no primeiro dia nas 125cc. O piloto do I.C. Team terminou com uma vantagem de seis décimos de segundo sobre o rival mais próximo, Gabor Talmacsi, e exatamente um segundo mais rápido que Pol Espargaró, também na primeira fila do grid provisório.
Entre estes dois últimos ficou Danny Webb, de volta à ação depois de ter faltado ao Grande Prêmio da Austrália devido à fratura na clavícula.
Sérgio Gadea, Joan Olive, Tomoyoshi Koyama e Simone Corsi compõem a segunda linha, enquanto o recém coroado Campeão do Mundo de 125cc Mike di Meglio teve de se contentar com o nono posto, ou seja, uma posição na terceira fila.
Depois de ver o seu companheiro de equipe da Repsol KTM Marc Marquez ficar fora de ação devido a uma queda na sessão da manhã, Esteve Rabat sofreu queda esta tarde escapando, contudo, sem lesões.