Mika Kallio parecia destinado a conseguir um pódio – se não a vitória, em Istambul, quando uma queda na última volta colocou um fim à sua corrida, o que lhe custou preciosos pontos para o campeonato. Com apenas uma corrida para disputar e apenas 25 pontos disponíveis, Kallio persegue o líder do campeonato, Thomas Lüthi, com uma desvantagem de 23 pontos – o que quer dizer que, para obter o título, teria de vencer em Valência com o suíço não podendo chegar acima do 14º lugar.
“Não me sinto muito bem, por causa desta queda o campeonato está agora muito complicado para mim, vou precisa de muita sorte na última corrida em Valência”, comentou um desapontado Kallio.
“Perdi o controle da frente da moto ao tentar passar o Lüthi e o Di Meglio, talvez estivesse um pouco fora da trajetória, mas quero ver as informações que recolhemos, bem como as imagens, para ver o que aconteceu. Forçei desde o início e foi muito bom poder estar entre os primeiros, mas tinha de ter cuidado, porque tinha de pensar nos pontos para o campeonato contra o Lüthi.”
Apesar da queda de Kallio, a KTM continua na liderança do campeonato de marcas com uma vantagem de 13 pontos sobre a Honda.