Jack Miller começou o final de semana do GP do Japão da MotoGP com o pé direito. No primeiro treino livre realizado nesta sexta-feira (23), o australiano se colocou como o mais veloz do pelotão.
O titular da Ducati tratou de liderar uma dobradinha da equipe italiana. A apenas 0s028 do ponteiro, quem ficou com a segunda colocação foi o postulante ao título e companheiro de equipe Francesco Bagnaia.
Álex Rins teve um pequeno susto ainda nos minutos inicias da sessão. Na reta oposta de Motegi, a carenagem da moto do espanhol se soltou, o obrigando a retornar aos boxes da Suzuki.
O primeiro treino do final de semana foi estendido e assim que chegou a sua metade, as bandeiras de chuva foram tremuladas. Para sorte dos competidores no traçado, foi apenas uma leve garoa e teve pequeno impacto nos tempos.
Alguns outros pilotos que também tiveram algum momento ao longo do treino foram Marc Márquez, que perdeu a traseira na frenagem da curva 3 e acabou indo para a área de escape, e Tetsuta Nagashima, que ficou preso na caixa de brita. Ambos não tiveram problemas maiores.
Com a sessão se aproximando do final, alguns dos competidores que chegaram a aparecer na primeira colocação da tabela foram Rins, Johann Zarco e Enea Bastianini, mas nenhum foi páreo para a volta final de Miller.
O competidor liderou a sessão com a marca de 1min44s509. Líder da classificação e na busca do bicampeonato, Fabio Quartararo foi o terceiro, com Aleix Espargaró e Luca Marini completando os cinco primeiros colocados.
Entre o primeiro e o 19º, Marco Bezzecchi, todos os pilotos ficaram dentro do mesmo segundo.
