O piloto Maverick Viñales vai largar dos boxes no Grande Prêmio da Europa em Valência, depois de ter sido forçado a trocar o motor. A Yamaha lutou durante toda a temporada pela confiabilidade de seus motores, graças a um lote de válvulas defeituoso em seus primeiros motores, deixando o fabricante japonês em termos de permanecer dentro da alocação de cinco motores oferecida para 2020. Valentino Rossi abandonou o GP da Espanha depois que seu motor falhou durante a competição enquanto corria entre os dez primeiros, enquanto Franco Morbidelli também foi eliminado nos fins de semana seguintes do GP da Andaluzia na mesma pista de Jerez devido a uma falha idêntica.
O segundo motor de Viñales foi retirado da sua reserva depois de ter sido enviado de volta ao Japão para investigação após os primeiros problemas da Yamaha depois de ter falhado durante os treinos para o GP da Espanha, deixando com apenas quatro nas corridas restantes. Foi então confirmado durante o FP2 para o GP da Europa que o espanhol teria que renovar o motor para as três últimas disputas, forçando a partir dos boxes e afetando sua corrida pela conquista do título. O oito vezes vencedor da categoria vem para a primeira de duas visitas ao Circuito Ricardo Tormo neste fim de semana, 19 pontos atrás do líder Joan Mir, além de estar a apenas quatro pontos de Fabio Quartararo.
Quartararo conseguiu escapar dos problemas no motor ao longo do conjunto inicial de provas deixando em uma posição decente em termos de motor. O pênalti de Viñales veio depois que a Yamaha foi considerada culpada de usar motores ilegais no GP da Espanha, na sequência de seus primeiros problemas com o motor, a marca recebeu uma redução de 50 pontos na classificação de construtores, assim ficando atrás de Ducati e Suzuki como resultado.
Além disso, a organização de fábrica da Yamaha e a equipe satélite da Petronas SRT perderam pontos no campeonato por equipes que conquistaram no GP da Espanha, a primeira perdendo 20 pontos e a segunda 37. Os quatro pilotos da Yamaha escaparam de qualquer punição, o que significa que a conquista do título ainda é possível para Quartararo, Viñales e o vencedor do GP de Alcaniz, Morbidelli.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 05/11/2020 – Arábia Saudita confirmada para a F1 2021. Mas e o Brasil?:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
