Depois de voltar às vitórias no GP da Alemanha do último domingo, Marc Márquez revelou que uma ligação para o pentacampeão da MotoGP Michael Doohan o ajudou especialmente. O australiano também viveu um drama em sua carreira após uma séria contusão.
Em 1992, o piloto liderava o mundial das 500cc e quebrou a perna em vários lugares durante um treino em Assen, na Holanda. Como resultado, ele correu o risco de perder a perna, perdeu o título da temporada para Wayne Rainey e não conseguiu voltar à velha forma até a temporada de 1994 – quando confirmou o primeiro dos cinco títulos seguidos.
“Quando você está em uma situação difícil, busca se consolar ou se expressar com alguém que já passou pela mesma coisa”, disse Márquez.
“Falei com muitos ex-pilotos que se lesionaram, Alex Crivillé, Alberto Puig, Carlos Checa e o Emilio Alzamora. Todos me ajudaram. Mas houve uma ligação especial que me ajudou muito”.
“Tenho um ótimo relacionamento com Mick Doohan e o que ele fez em sua época acho que foi algo incrível. Ele também passou por momentos muito difíceis em sua carreira esportiva, principalmente após a lesão na perna em 1992 e 1993”.
“Foi parecido com o que aconteceu comigo, uma lesão grave, no caso dele na perna. Seu retorno não foi fácil, ele sofreu muitas quedas, não terminou indo bem, mas no final se recuperou e conquistou cinco títulos consecutivos. Falei com ele em Mugello, durante o fim de semana do GP da Itália (30 de maio), e perguntei se podia ligar para ele para explicar tudo o que tinha acontecido”, continuou o piloto.
“Liguei para ele e ficamos meia hora no telefone, e conforme ele explicava todo o processo pelo qual havia passado, parecia que estava narrando a minha situação, exatamente a mesma”.
“Ele voltou da lesão, a moto não era a mesma que ele havia saído e ele não entendia nada. Recuperou a motocicleta velha e continuou sem entender, ele caia e cometia erros estúpidos. Tinha dias que ele ia rápido e não sabia como, e outros que ele ia devagar e entendia o porquê”.
“Ele me disse que eu deveria ter paciência e continuar trabalhando. E ver que uma lenda como ele passou pela mesma coisa te ajuda, porque ele acabou superando. É para isso que eu trabalho ”.
A consagração de Marc Márquez 581 dias depois! Confira a análise do GP da Alemanha no FullGas Podcast:
