F1: Steiner explica motivos para assumir equipe Tech3 na MotoGP

Guenther Steiner, ex-chefe da Haas na Fórmula 1, explicou os motivos que o levaram a escolher a MotoGP em vez de tentar retornar à categoria máxima do automobilismo. O italiano assumirá a Tech3, equipe satélite da KTM, após liderar um consórcio que adquiriu a estrutura comandada até então por Herve Poncharal.

Steiner, que será CEO da equipe a partir de 2026, afirmou que a busca por novos desafios foi determinante para sua decisão: “Por que não outro projeto na Fórmula 1? Em primeiro lugar, eu diria que a MotoGP sempre me interessou e nunca tive tempo. Achei que era interessante. A Fórmula 1 é fantástica, mas não é a única coisa que você pode fazer no esporte a motor. Sempre gostei de novos desafios. Quando comecei, pensei: ‘Será que consigo fazer isso acontecer?’. E conseguimos”, disse ele.

Com uma carreira diversificada, que inclui passagens pelo Rally nos anos 1980, a criação do projeto da Haas na F1 e até o envolvimento no programa da Red Bull na NASCAR, Steiner enxerga a MotoGP como a quarta disciplina de sua trajetória no esporte a motor.

F1 2024, Fórmula 1, Bahrein, Sakhir
Foto: XPB Images

Richard Coleman, parceiro de negócios de Steiner e futuro chefe de equipe da Tech3, revelou que Steiner recebeu propostas para voltar à Fórmula 1 após deixar a Haas em 2023, mas preferiu um projeto em que tivesse maior autonomia: “Guenther teve várias ofertas na F1, mas queríamos algo que fosse totalmente do nosso controle. Olhando para um horizonte de cinco anos, estamos empolgados com o que acreditamos poder fazer neste paddock. Vamos aprender com humildade, mas não estamos aqui apenas para preencher espaço. Precisamos acreditar que esse projeto pode ter sucesso no longo prazo”, concluiu.

Steiner continuará envolvido em transmissões da Fórmula 1 como comentarista, até a transição definitiva para a MotoGP no próximo ano, mas deixou claro que sua prioridade agora é transformar a Tech3 em uma equipe competitiva.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.