Dovizioso poderá entrar com uma ação contra a sua própria equipe

O piloto Andrea Dovizioso está pensando em entrar com uma ação contra a Ducati, sua empregadora na MotoGP, pela mesma forma como a equipe lidou com a sanção ilegal do motor da Yamaha na semana passada. A Yamaha foi considerada culpada de usar válvulas ilegais em seus motores durante a abertura da temporada, no Grande Prêmio da Espanha em Jerez. A Yamaha recebeu uma punição para retirar seus 50 pontos conquistados da classificação dos construtores, enquanto suas duas equipes, a fábrica e a equipe satélite Petronas SRT, perderam todos os pontos que marcaram nas corridas.

Os quatro pilotos da Yamaha escaparam a qualquer sanção, frustrando Dovizioso e os outros pilotos, já que poderia ter ganho o GP de Espanha se o vencedor Fabio Quartararo e o vice-campeão Maverick Viñales tivessem sido excluídos. A Ducati, como parte da Associação dos Construtores de Motos Esportivos que inclui todas as marcas que participam atualmente na MotoGP, supostamente decidiu não recorrer de qualquer penalidade concedida à Yamaha por violação das regras, mesmo que fosse a sanção mínima considerada necessária.

No entanto, a penalidade foi anunciada tarde demais para qualquer piloto apelar por conta própria, para tentar tirar os pilotos da Yamaha dos pontos que conquistou durante o GP de Espanha, deixando Dovizioso frustrado com o curso de ação da Ducati.

Em declarações ao jornal italiano ‘Gazzetta dello Sport’, a gerente de Dovizioso, Simone Battistella, considerou que a Ducati ficaria em uma “situação embaraçosa” caso suas ações fossem verdadeiras, acrescentando que ele e Dovizioso “estão tentando descobrir o que fazer” caso decidam empurrar em frente com uma ação legal.

“Se fosse verdade que a proposta partiu da Ducati, seria uma situação profundamente embaraçosa. Nem Andrea, nem eu, fomos informados da proposta e, como a sentença emitida no final da noite com apenas uma hora disponível para apelar, comprometeu a capacidade de Andrea de fazer um protesto. Porém, ainda mais, tem consequências importantes em termos de classificação e economia. Estamos tentando descobrir o que fazer se essa situação surgir”, disse Battistella.

Se Dovizioso tivesse herdado a vitória do GP da Espanha, ele estaria atualmente em segundo lugar na classificação dos pilotos. Apenas um ponto à frente de Alex Rins, enquanto Quartararo e Viñales teriam caído mais de 50 pontos atrás do líder da série Joan Mir e fora da disputa pelo título.

Dovizioso anunciou sua saída da Ducati antes do GP da Áustria em agosto, após meses de animosidade entre as duas partes por não ter conquistado o título contra o poder da Honda e de Marc Márquez nas últimas temporadas. Com a falta de opções competitivas para 2021, o piloto italiano anunciou suas intenções de tirar um ano sabático das competições profissionais, com possibilidade a retornar à MotoGP em 2022.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Rio Motorsport desiste de contrato. Qual o destino das transmissões da F1 no Brasil em 2021?:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.