O italiano Andrea Dovizioso – piloto da equipe RNF Yamaha – disse após ser o 22º no teste de Sepang, na Malásia, na última semana, que apenas o estilo de pilotagem de Fabio Quartararo no momento funciona na Yamaha.
O francês, atual campeão mundial, foi o melhor piloto da Yamaha no teste, em sétimo lugar, enquanto os outros pilotos do time sequer entraram no top 20 e ficaram a mais de 1s do melhor tempo.
“Não posso estar satisfeito com a velocidade ou o meu ritmo”, admitiu Dovizioso no final dos testes.
“Durante esses dois dias percebi que se você não pilotar a Yamaha como o Fabio, é muito difícil de ir rápido. Esta moto, como está agora, só ele é capaz de pilotar. É uma situação estranha, você tem que andar como ele para ser competitivo e tirar coisas muito boas da moto.”
Vice-campeão mundial com a Ducati entre 2017 e 2019, Dovizioso iniciará sua 15ª temporada na categoria rainha, onde chegou em 2008, o que lhe faz ser o piloto mais experiente do grid.
“Você tem que trabalhar como Fabio na entrada e no centro da curva, mas a moto não é tão boa na saída e você não pode aproveitar esse ponto para ser rápido como o Fabio se não pilotar como ele. Ele freia muito bem, tarde, e consegue ser muito rápido no meio da curva, deixando a moto fluir. Ele não tenta usar tanto a traseira para acelerar, ele ganha muito na frenagem e no meio da curva. Isso é algo muito bom que devemos tentar fazer conosco.”
“Tentei estudar os dados, mas é muito difícil copiar os outros pilotos. Você pode estudar, analisar, entender se tem algo que você pode fazer e aplicar. Talvez possa te ajudar a ser melhor em algumas áreas, onde os outros estão. Mas em geral você tem que encontrar o seu próprio caminho”.
“Mas, na minha opinião, agora só existe esse caminho: pilotar como o Fabio. Este é um momento difícil e ainda não tenho a confiança necessária.”
Confira a análise do primeiro teste da pré-temporada da MotoGP no FullGas Podcast!
