As duas primeiras corridas da Ducati Marlboro apresentaram resultados diferentes para os seus dois pilotos. Enquanto o estreante Casey Stoner mostrou as suas qualidades logo na primeira corrida com a equipe italiana, garantindo a primeira vitória na carreira da MotoGP e ficando próximo do pódio em Jerez, o experiente Loris Capirossi não conseguiu igualar o excelente início de temporada de 2006.
A pista de Instambul tem uma grande reta, e Stoner vai ter a oportunidade de se afastar dos rivais como fez no Qatar. No ano passado, o piloto australiano garantiu o seu primeiro pódio no traçado turco com a LCR Honda e foi o vencedor da corrida da 250cc em 2005.
“Vai ser bom voltar a esta pista”, comentou o australiano.
“A Ducati e a Bridgestone têm trabalhado muito, o que nos faz pensar que seremos muito competitivos. O ambiente na equipe é fantástico, estamos fazendo o melhor trabalho que podemos e aprendendo o máximo possível sobre a moto”.
“Algumas curvas de Istambul são muito interessantes, existe uma muito rápida e inclinada, perto do final da volta. Mas é um traçado de muitas acelerações e frenagens, não é tão dinâmico como Mugello ou Phillip Island. É uma pista muito técnica, e foi por isso que a corrida foi como foi no ano passado, é difícil andar na frente. Há muitas motos que funcionam bem lá porque temos grandes mudanças nas curvas. Podemos fazer o nosso tempo nas curvas rápidas com um moto estável e equilibrada, ou então com uma moto mais preparada para as áreas mais lentas. A nova regra de pneus é justa para todos, os pneus agüentam e acho que nos adaptamos bem a ela”.
Apesar de Capirossi só ter somado quarto pontos em 2007, nem tudo tem corrido mal ao popular italiano. O piloto de 34 anos é agora um orgulhoso pai, depois que sua esposa Ingrid deu à luz o filho Riccardo no início do mês passado. Na corrida deste fim de semana Capirossi fará a sua segunda visita a Istambul Park, depois de ter falhado na estréia do GP da Turquia devido a uma lesão.
“Estou ansioso por chegar à Turquia porque no Qatar e em Jerez não fui bem e sei que posso fazer muito melhor que isso. O desenho de Istambul Park é bom, é uma pista realmente interessante e que gosto muito”.
“Conheci a pista no ano passado e logo tive uma boa impressão, apesar do tempo ter estado terrível – chuva e frio – por isso não foi um fim de semana fácil para ninguém. A primeira parte da pista é boa e depois há a curva 11, antes da última chicane”.
“A curva 11 é muito divertida, impressionante porque vamos muito rápido, na quinta marcha, acelerando fundo nas 990cc! Queremos a moto estável para essa curva muito rápida, mas também precisamos que tenha bom comportamento nas curvas apertadas. A GP7 é mais ágil que a GP6, por isso será interessante ver como as coisas correm. Como em qualquer outro local, tudo o que precisamos são de bons pneus em Istambul, por isso espero que o trabalho com a Bridgestone tenha um bom resultado”.
Livio Suppo, o responsável pelo Projeto MotoGP, também fez comentários sobre a pista de Istambul, mas antes deu os parabéns ao veterano da equipe.
“Antes de tudo, parabéns ao Loris Capirossi pelo nascimento do filho Riccardo! A Turquia vai ser muito interessante porque é a primeira vez que vamos correr lá com as novas regras e sem nunca termos testado. Estamos ansiosos para ver como o fim de semana vai correr para nós e para todos os outros. A Bridgestone fez um grande trabalho nas duas primeiras corridas – o Casey bateu o recorde na última volta do Qatar e foi o mais rápido no final do GP em Jerez – o que prova o bom funcionamento dos pneus em ambas as pistas. No ano passado o Stoner conseguiu o primeiro pódio da MotoGP em Istambul, o que é positivo. O Loris tem tido mais dificuldades neste início de temporada – no ano passado liderava o campeonato ao longo de duas corridas – mas ele é um grande lutador e vai voltar a andar na frente.