O GP do Japão foi uma etapa para se apagar da memória da Movistar Honda, Marco Melandri e Sete Gibernau. Melandri teve excelente largada garantindo a liderança na primeira volta, mas antes do meio da corrida já rodava em terceiro, atrás de Max Biaggi e Loris Capirossi. Foi então que passou a contar com a pressão de Valentino Rossi e a luta pelo terceiro posto intensificou-se terminando com a dupla de pilotos caindo após toque de Rossi.
Em resultado da queda, Melandri sofreu uma contusão, bem como uma lesão no calcanhar direito. Os exames médicos no Hospital Dokkyo apagaram o panorama de fraturas e lesões mais graves. Algumas voltas mais tarde, o colega de equipe Sete Gibernau caiu quando perseguia Carlos Checa na 11ª volta – foi o quinto abandono para o espanhol em 12 etapas realizadas este ano.
Fausto Gresini, Diretor Esportivo, estava claramente desapontado com o resultado da corrida: “Foi mais um dia desastroso para a equipe, com o Sete e o Marco caindo – e o Marco ainda por cima ficou machucado! Não temos a certeza da gravidade e se será capaz de correr na Malásia na próxima semana. Estou triste porque os nossos pilotos fizeram um excelente trabalho para esta corrida e não tivemos o resultado esperado…”