Makoto Tamada vence o GP do Japão

Makoto Tamada teve uma brilhante vitória em seu país, uma corrida dramática onde seis pilotos sofreram um acidente logo na primeira curva. O pole-position, Tamada, largou mal mas foi ajudado com o acidente de John Hopkins, que seguia Valentino Rossi na entrada para a primeira curva na segunda posição, e foi jogado para fora da pista por Loris Capirossi com ambos abandonando a prova. Colin Edwards e Max Biaggi não podiam evitar o acidente e também foram para fora da pista, logo seguidos por Kenny Roberts e Nicky Hayden.

A vantagem que Rossi conseguiu foi imediatamente recuperada por Tamada que perseguiu o italiano nos instantes iniciais da corrida, já pressionando o italiano na volta seis. Aí, passou Rossi para delírio dos mais de 67 mil espectadores. Os dois seguiram na frente durante o final da prova, mas Rossi foi incapaz de acompanhar o bom ritmo que Tamada impôs nas voltas finais e teve de se contentar com o segundo lugar.

O incidente na primeira curva permitiu que Marco Melandri se colocasse em terceiro lugar até à 18ª volta, altura em que Shinya Nakano fez uma incrível corrida com a Kawasaki ao ultrapassar o italiano e terminar na terceira posição – primeiro pódio da Kawasaki na MotoGP. Melandri, que completava seu centésimo Grande Prêmio, sofreu nos instantes finais da prova com o calor e humidade, e foi ultrapassado por Alex Barros, que assumiu o quarto lugar com apenas quatro voltas para terminar a corrida, logo após Troy Bayliss caiu da sua moto e abandonou a corrida.

Enquanto que Melandri igualava a quinta posição obtida no ano passado, Sete Gibernau cruza a linha de chegada descontente com o sexto lugar. Um resultado que o deixa a 39 pontos de Rossi o primeiro colocado na classificação. Carlos Checa recuperou o sétimo lugar depois de uma saída de pista, enquanto Neil Hodgson terminou na oitava posiição, conseguindo assim o seu melhor resultado de 2004.

Confira o resultado final da prova

1º) Makoto Tamada (JAP/Camel Honda)

2º) Valentino Rossi (ITA/Gauloises Fortuna Yamaha)

3º) Shynia Nakano (JAP/Kawasaki Racing Team)

4º) Alexandre Barros (BRA/Repsol Honda Team)

5º) Marco Melandri (ITA/Fortuna Gauloises Tech 3)

6º) Sete Gibernau (ESP/Telefonica Movistar Honda)

7º) Carlos Checa (ESP/Gauloises Fortuna Yamaha)

8º) Neil Hodgson (ING/D’Antin MotoGP)

9º) Ruben Xaus (ESP/D’Antin MotoGP)

10º) Alex Hoffmann (ALE/Kawasaki Racing Team)

11º) Olivier Jacque (FRA/Moriwaki WCM)

12º) Jeremy McWilliams(ING/Aprilia Racing)

13º) Shane Byrne (ING/Aprilia Racing)

14º) Nobuatso Aoki (JAP/Proton Team KR)

15º) Yiouichi Ui (JAP/WCM)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.