As corridas de MotoGP não serão interrompidas devido à chuva, de acordo com as novas regras anunciadas hoje pela FIM. Depois de rever o procedimento associado à bandeira vermelha, aquele organismo vem dizer que, apenas em MotoGP e desde o início da temporada de 2005, não haverá interrupções das corridas devido às condições atmosféricas.
Ao mesmo tempo e com efeito imediato, a FIM anunciou novas regras em relação à bandeira amarela. Daqui para a frente, qualquer infracção à bandeira amarela terá como consequência que o piloto infractor regresse à sua posição original, por oposição a ser punido com um “ride through”.
As alterações são explicadas neste comunicado da FIM:
Anúncio da FIM. Decisões do “Grand Prix Permanent Bureau”
O “Grand Prix Permanent Bureau”, composto pelo presidente da FIM, Francesco Zerbi e o directo da Dorna, Carmelo Ezpeleta, confirmaram que a seguinte decisão foi tomada por unanimidade pela Comissão de Grandes Prémios:
– Yellow Flag
“Mostrada e agitada indica que há perigo à frente. Os pilotos devem abrandar e prepararem-se para parar.
É proibido ultrapassar até ao ponto em que é mostrada a bandeira verde.
– Qualquer infracção a esta regra durante uma sessão de treinos, resultará no cancelamento do tempo de volta durante a qual ocorreu a infracção.
– (Nova:) No caso de infracção a esta regra durante a corrida, o piloto deve regressar à posição que ocupava antes de ultrapassar. A penalização será primeiro comunicada à equipa e depois um quadro será mostrado ao piloto na linha de meta no máximo de três voltas. Se o piloto não regressar à sua anterior posição antes de mostrado o quadro por três vezes, será penalizado com um “ride through” (aplicação: imediata).
– Em ambos os casos, mais penalizações (como multas – suspensão) podem igualmente ser impostas.
– Se imediatamente depois de ultrapassar, o piloto tomar consciência que cometeu uma infracção, deve levantar a mão e deixar passar o piloto que acaba de ultrapassar. Neste caso, não será imposta qualquer penalização.
Durante a volta de apresentação, a bandeira deve ser mostrada no local exacto onde será mostrada durante a corrida”.
O “Permanent Bureau” também confirmou a decisão tomada pela maioria dos membros da Comissão de Grandes Prémios: Na classe de MotoGP apenas, no caso de chuva, a corrida não será interrompida. (aplicação: 1.1.2005).