Kurtis Roberts (Proton KR) não viajou ao Estoril e preferiu permanecer nos Estados Unidos, recuperando-se das fraturas no cotovelo e pulso, resultado da queda durante os treinos para o GP da República Checa. Assim, ele não somente vai deixar de participar da corrida como também estará fora dos testes programados para a mesma pista, em que será avaliado o motor V4 da KTM.
Caberá a Nobuatsu Aoki pilotar o protótipo formado pelo chassi da Proton KR e o motor da KTM – que inicialmente foi construído para o projeto da fabricante austríaca para a categoria MotoGP, que acabou sendo cancelado.
O primeiro contato de Aoki com a nova moto aconteceu em Brno, no sábado passado (28), quando ele completou 20 voltas. “Queríamos colocar a máquina em ação e verificar os eventuais problemas, acompanhar o funcionamento da caixa de câmbio, checar o risco de superaquecimento, coisas assim”, disse o diretor da Proton KR, Chuck Aksland. “Apesar dos pequenos problemas que apareceram, a primeira impressão foi muito boa”.
“O objetivo principal do treino foi deixar a moto pronta para os testes que faremos no Estoril, que fazem parte do acordo que firmamos com a KTM. A intenção é avaliar a potência do motor, que interessa às duas empresas. Mas é bom ressaltar que ainda não há nada definitivo com relação ao futuro. Pode ser uma opção, vamos ver”.