Pilotos da Indy criticam a FIA por sistema de superlicença

Os pilotos da IndyCar, Alex Palou e Pato O’Ward, criticaram o sistema de superlicença da FIA. Falando ao The Race, ambos os pilotos demonstraram suas frustrações e expressaram esperança de que no futuro, será mais fácil mudar da Indy para a Fórmula 1.

Recentemente, o sistema de superlicença recebeu muita atenção. O atual piloto da Indy, Colton Herta, parecia estar a caminho de garantir um lugar na AlphaTauri em 2023, mas acabou tendo que desistir porque a FIA não lhe concedeu uma superlicença em caráter de exceção, como queria a Red Bull, já que o piloto não tem os pontos necessários. Uma situação semelhante está ocorrendo atualmente na Williams. A equipe já anunciou que o atual piloto da Fórmula 2, Logan Sargeant, será titular na equipe na F1 na próxima temporada, mas ele também ainda aguarda os pontos necessários para obter uma superlicença. No caso de Sargeant, ele está muito próximo de conseguir a pontuação necessária, na última etapa da F2 em Abu Dhabi.

Para Palou e O’Ward, essas situações são motivo suficiente para criticar o sistema atual. Ambos já participaram de sessões de treinos com carros antigos de F1 da McLaren este ano, mas por enquanto essa também será a única coisa que eles farão na Fórmula 1. O’Ward, em particular, é muito crítico com toda a situação.

“Eu entendo que eles querem ter um filtro. Mas eu realmente acho que há muitos pilotos que têm talento e merecem uma chance, mas não conseguem por causa da superlicença. Espero que algo seja feito sobre isso. Acho que provei, e muitos outros também, que sou capaz o suficiente para pilotar na F1. Mas estamos sendo bloqueados por este sistema.”

Palou se segura um pouco mais, mas afirmou: “Acho muito injusto que em alguns campeonatos você não consiga pontos suficientes para a superlicença”, disse ele. “Alguém como Pato, ele corre em 17 finais de semana na Indy e compete contra pessoas talentosas e muito experientes. Ele pode fazer isso muito bem na Fórmula 1.”

Atualmente, apenas o vencedor no campeonato na Indy recebe pontos suficientes para garantir uma superlicença da FIA. Qualquer um que termine mais baixo precisa obter pontos de outras maneiras, como permanecer na Indy por vários anos ou fazer um trabalho extra com equipes de Fórmula 1 para adquirir quilometragem na categoria.

 

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.