Pato O’Ward conquistou a pole position para o GP de Portland, 15ª etapa da temporada 2025 da Indy, realizada no Portland International Raceway. Na fase final da classificação deste sábado (9), o piloto da McLaren registrou 58s5343, e se beneficiou de uma punição contra Christian Lundgaard, mais veloz do Fast Six com outra McLaren, mas que precisou trocar motor e perdeu seis posições.

A segunda posição ficou com Felix Rosenqvist, piloto da Meyer Shank que foi superado em um centésimo por O’Ward. Will Power, com um carro da Penske, partirá da terceira posição, sendo seguido por David Malukas, quarto com a AJ Foyt. Líder do campeonato, Álex Palou cometeu um erro no Fast Six e partirá em quinto com a Chip Ganassi, dividindo a terceira fila com Alexander Rossi, da ECR.
Punido, Lundgaard vai largar da sétima colocação com a McLaren, e dividirá a quarta fila do grid em Portland com Marcus Armstrong, oitavo com a Meyer Shank. Scott Dixon, da Chip Ganassi, partirá da nona posição, enquanto Marcus Ericsson, com um equipamento preparado pela Andretti, completa o grupo dos dez melhores do grid.
Scott McLaughlin, da Penske, parte em 11º, enquanto Devlin DeFrancesco, da RLL, completa o top-12. Os dois não avançaram a segunda rodada da classificação, mas se beneficiaram de punições contra Josef Newgarden, da Penske, e Kyffin Simpson, da Chip Ganassi, que perdem seis posições por conta de troca de motor.
A sessão que definiu as posições de largada em Portland contou com uma bandeira vermelha provocada por Robert Shwartzman, que perdeu o controle do carro da Prema e parar na barreira de pneus. Pouco depois, a sessão foi retomada sem problemas. Já no Fast Six, Palou cometeu um erro e escapou da pista, acertando a barreira de pneus. Não houve bandeira vermelha.
O GP de Portland será disputado neste domingo (10), com largada marcada para 16h.
