Collet acerta volta no final e fatura pole da Indy NXT em Portland

O brasileiro Caio Collet conquistou a pole position para a disputa da 12ª etapa da temporada 2025 da Indy NXT. Na classificação realizada na noite de sábado (9) no Portland International Raceway, o atual vice-líder do campeonato registrou na melhor das suas voltas a marca de 1min03s3595, e vai largar da posição de honra pela terceira vez consecutiva.

Caio Collet
Foto: Chris Jones

Collet teve uma sessão atribulada: no mesmo grupo de pilotos que contou com Dennis Hauger e Lochie Hughes, líder e terceiro colocado do campeonato, respectivamente, o brasileiro teve que cumprir um drive-through e só marcou a volta que valeu a pole position nos segundos finais da sessão no circuito localizado na capital do estado americano do Oregon.

“Ontem tivemos um problema no treino e hoje, no segundo treino, também não conseguimos testar tudo como queríamos por causa de uma bandeira vermelha. Na classificação, foi preciso arriscar, e ainda tivemos o drive-through por conta da saída dos boxes, o que tornou tudo mais difícil. Conseguir encaixar uma volta perfeita nesse cenário foi algo que nem eu mesmo esperava”, disse Collet.

“Eu sabia que tinha um carro muito bom, mas você nunca tem certeza até completar a volta se vai dar certo ou não, então, estou muito feliz com o que conquistamos hoje, tanto eu quanto a equipe. Evoluímos bastante e tomamos as decisões certas para a classificação. Agora é respirar, fazer os ajustes finos para a corrida de amanhã e conquistar mais uma vitória para diminuir a diferença no campeonato”, completou.

A segunda posição no grid contará com Myles Rowe, melhor piloto do primeiro grupo da classificação, e que foi superado por Collet. Hauger parte em terceiro, tendo Callum Hedge na quarta colocação. O grupo dos cinco melhores do grid de largada no Portland International Raceway ainda conta com Bryce Aron.

Salvador de Alba partirá da sexta colocação, enquanto Lochie Hughes inicia a disputa com o sétimo lugar, dividindo a quarta fila do grid com Niels Koolen, oitavo colocado. Juan Manuel Correa obteve a nona posição, enquanto James Roa completa a lista dos dez melhores.

A atividade que definiu as posições de largada ainda contou com a participação de outro brasileiro. Nicholas Monteiro, que neste ano se dedica a temporada da USF Pro 2000, faz sua primeira aparição na Indy NXT neste final de semana, e vai largar da 15ª colocação.

A etapa de Portland da Indy NXT será disputada neste domingo (10), com largada a partir de 14h.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.