Um sábado especial para o paulista Mário Romancini nos Estados Unidos. O piloto, que já vinha se destacando na Fórmula Indy Lights – categoria de acesso a IRL –, confirmou nesta tarde a condição de grande revelação da temporada ao marcar a pole position para a etapa de Milwaukee, a sexta do ano, marcada para este domingo (31). O piloto da equipe RLR Andersen foi o penúltimo a entrar na pista no treino classificatório e, com duas voltas perfeitas, conseguiu a média horária de 147,8 mph – ou algo em torno de 237 km/h – tirando de J.R. Hildebrand da primeira colocação.
“Estou muito feliz com esse resultado. Conquistar a primeira pole position em uma pista difícil como esta é mesmo muito gratificante. Este é um oval diferente, em que é preciso guiar o carro de forma mais efetiva, e ter conseguido essa pole depois de um resultado ruim na classificação para a etapa de Indianápolis é mesmo muito positivo”, declarou o brasileiro, que vem de dois pódios consecutivos em circuitos ovais.
O resultado, que o coloca na pole position já em sua sexta corrida nos EUA, não chegou a surpreender o brasileiro. “Essa pole confirma as expectativas da equipe de que teríamos um carro muito competitivo em Milwaukee. Como este é um traçado oval praticamente plano, um bom grip mecânico faz grande diferença e essa é uma das características do nosso carro”, destacou Romancini, que também liderou o treino livre desta manhã.
Desde o início da semana, logo após ser terceiro na prova de Indianápolis – quando arrancou elogios dos jornalistas que cobrem a Fórmula Indy Lights por ter recuperado 15 posições –, Mário Romancini frisava suas boas chances no circuito de Milwaukee. O oval exige uma pilotagem mais cuidadosa do piloto – chegando próximo do que é necessário em um circuito misto. “O fator piloto nessa pista em especial conta bastante. Não é um oval onde só um bom acerto faz a diferença”, disse o brasileiro.
Também por causa dessa característica, o circuito que recebe a Fórmula Indy Lights e a IRL no final de semana é de difícil ultrapassagem. E Romancini destaca a importância de sair na frente. “Claro que depois de uma pole position o objetivo natural é vencer a corrida. Mas é preciso ter também os pés no chão. A prova é longa e vou trabalhar para largar bem e me manter na frente, enquanto o time trabalha bem com a estratégia”, comentou o piloto, que pode assumir neste domingo a liderança do campeonato.
A corrida em Milwaukee tem largada prevista para às 13h30 (horário de Brasília) e terá duração de 100 voltas. Confira os dez primeiros no grid de largada:
1) Mário Romancini
2) J.R. Hildebrand
3) Jonathan Summerton
4) Sebastian Saavedra
5) Wade Cunningham
6) Gustavo Yacaman
7) Andrew Prendeville
8) Pippa Mann
9) James Davison
10) James Hinchcliffe