Os brasileiros tiveram resultados distintos na Freedom 100, prova preliminar das 500 Milhas de Indianápolis, disputada na tarde de sexta-feira (22/5) na capital do estado de Indiana, nos Estados Unidos. Na mais famosa prova da Indy Lights Mário Romancini terminou em terceiro, Bia Figueiredo sofreu um acidente, e Rodrigo Barbosa abandonou com problema mecânico. “O carro estava constante e eu estava subindo de posições. Foi uma pena a quebra, mas gostei, aliás, amei andar em Indy, é outro mundo”, comentou Barbosa. A vitória ficou com o neozelandês Wade Cunningham.
Largando da 11ª fila Rodrigo Barbosa conquistou posições logo nas primeiras passagens, até ser acionada a primeira bandeira amarela ainda na quarta volta. Na relargada ele teve o primeiro problema, com a quebra da terceira marcha. “Tive problemas com o câmbio durante a semana, e na corrida ele voltou a aparecer”, explicou o piloto da equipe brasileira ELFF Racing.
O piloto da região de Sorocaba (interior de São Paulo) prosseguiu assim mesmo, até que outra bandeira amarela foi sinalizada. Na 12ª volta, na relargada, quebrou a quarta marcha e logo em seguida a quinta. “Ai não teve jeito, tive que me recolher ao pit e não teve solução, abandonei minha segunda corrida em oval”, lamentou Rodrigo, que mesmo assim está animado com o seu carro. “Eu vinha acompanhando o (Pablo) Danoso e o (Jesse) Mason, que terminaram bem. O carro está bem melhor para oval. Isto só me dá mais confiança para as próximas corridas”.
A sexta etapa da Indy Lights será disputada dia 31 de maio, no oval de Milwaukee.
Confira o resultado da Freedom 100:
1) Wade Cunningham (NZL);
2) J.R. Hildebrand (EUA);
3) Mario Romancini (BRA);
4) Jay Howard (ING);
5) Sebastian Saavedra (COL);
6) James Davison (AUS);
7) Daniel Herrington (EUA);
8) Jesse Mason (CAN);
9) Pablo Danoso (CHI);
10) Junior Strous (HOL);
11) Brandon Wagner (EUA);
12) Jonathan Summerton (EUA);
13) Charlie Kimball (EUA);
14) Mike Potekhen (EUA);
15) Andrew Prendeville (EUA);
16) James Hinchcliffe (CAN);
17) Bia Figueiredo (BRA);
18) Gustavo Yacaman (COL);
19) Ali Jackson (IRN);
20) Rodrigo Barbosa (BRA);
21) Pippa Mann (ING);
22) Martin Plowman (EUA).