Na manhã desta sexta-feira (03/04) foi realizada a única sessão de treinos livres preparatórios para a rodada dupla inicial da Indy Lights, categoria de acesso à Fórmula Indy. A brasileira Bia Figueiredo foi a segunda colocada, 0s233 atrás do francês Richard Philippe. Mário Romancini foi o 11º e Rodrigo Barbosa, com problemas no alternador, ocupou a 26ª colocação. “Quando eu cheguei aos boxes detectamos o problema. Por conta disso a bateria estava arriando, o que comprometeu o meu desempenho”, explica o piloto da escuderia brasileira ELFF Racing. As corridas nas ruas da cidade norte-americana de St. Petersburg (Flórida) acontecem no sábado (04/04) às 17h45 e no domingo (05/04) às 11h00, horários de Brasília.
Logo no início da sessão um fio do alternador se rompeu. Com o problema elétrico, a bateria não carregava mais e aos poucos foi ficando sem energia. O sistema eletrônico cortou o funcionamento do carro de Rodrigo Barbosa, que teve que ser rebocado para os boxes. “Apesar do problema, pelas parciais, vimos que o Rodrigo iria baixar mais de quatro segundos sua última volta e ganharia algumas posições”, conta Edson DeGobbi, chefe de equipe da ELFF Racing. “Agora vamos trocar o fio e o carro vai estar em pleno funcionamento no restante do fim de semana”, completa.
A sessão de treinos aconteceu debaixo de muita chuva, situação que Rodrigo ainda não havia enfrentado desde que começou a andar com o carro da categoria. “Por ter sido a primeira vez que andei com pista molhada, foi muito bom. Com tudo o que aconteceu, estamos contentes. Está tudo acontecendo dentro do programado”, conta. DeGobbi lembra que as condições extremas não devem se repetir. “Está saindo sol e a previsão diz que não deve mais chover até domingo. Portanto, não valia a pena arriscar muito agora”, garante.
Todos acreditam num bom, rendimento durante a definição do grid de largada para as provas de sábado e domingo. “O carro está perfeito, não precisa mexer em nada. Estamos confiantes, consistentes e melhorando cada vez mais”, afirma Rodrigo. “Se ficarmos entre os 15 primeiros vou ficar super satisfeito. Temos que lembrar também que o Rodrigo é estreante em tudo e a categoria é muito forte e equilibrada, na qual todo mundo anda muito próximo sempre”, ressalta DeGobbi.
Para a rodada dupla da abertura estão inscritos 28 pilotos de 11 países diferentes. “Foi uma surpresa muito grande para todos quando vimos o número de pilotos. Aumenta ainda mais a competitividade e mostra que a categoria está muito forte”, finaliza o dirigente.
No início da noite desta sexta-feira (15h45) será definido o grid de largada para a primeira corrida do fim de semana. A classificação para a segunda prova acontece neste sábado (04/04), às 11h, no horário de Brasília.