Ana Beatriz “Bia” pronta para a temporada 2009

Na próxima sexta-feira, terá início o campeonato da Firestone Indy Lights, com a única rodada dupla do calendário, nas ruas de Saint Petersburg, na Flórida.

A piloto brasileira Ana Beatriz Bia continua com a Sam Schmidt Motorsports, equipe com que terminou em terceiro lugar no campeonato de 2008, e permanece com o patrocínio máster da Healthy Choice, marca americana de comida congelada saudável.

Animada com o retorno das competições após sete meses de recesso, ela tem meta clara: brigar pelo título. “Estou morrendo de saudades de correr, acho que teremos um campeonato muito disputado na Firestone Indy Lights, e meu objetivo é ser campeã”, diz Ana Beatriz.

Agenda 2009

O calendário da Firestone Indy Lights neste ano tem novidades. O campeonato terá 15 etapas, será disputado em 14 circuitos e terá só uma rodada dupla, a primeira. Em 2008, teve 16 corridas disputadas em oito circuitos ovais e em quatro circuitos mistos que receberam rodadas duplas.

Alguns circuitos foram eliminados, como o oval de Nashville, onde, em 2008, Bia se tornou a primeira mulher a vencer na Firestone Indy Lights. Outros foram introduzidos, como os circuitos de rua de Long Beach e Toronto, no Canadá, e o circuito dentro de um aeroporto, em Edmonton. E, em vez de começar, como tradicionalmente, o campeonato será encerrado no circuito oval Miami Speedway, em Homestead.

Treinos

A pretemporada de Bia foi movimentada, a partir do IndyCar Meeting, a reunião de equipes e pilotos para apresentação de novidades e diretrizes da temporada, realizada em janeiro, em Indianápolis.

Ela participou apenas de um dia de treinos coletivos da categoria, em Miami, em fevereiro, e concentrou-se nos treinos privados da Sam Schmidt Motorsports.

O time trabalhou no circuito misto de West Palm Beach e no oval de Homestead, na Flórida, no fim de janeiro, e voltou à pista em março, nos circuitos mistos Phoenix Firebird, em Phoenix, MSR Houston, no Texas, e no circuito misto de Sebring, na Flórida.

Perspectiva e retrospecto

No ano passado, em sua temporada de estréia, a piloto disputou nas ruas de Saint Petersburg a segunda e a terceira etapas do campeonato da Firestone Indy Lights. Terminou em terceiro lugar na primeira prova e por pouco não venceu a segunda, jogada para fora da pista por Richard Antinnucci, então seu companheiro de equipe, quando liderava a corrida, a cinco minutos do fim.

“Acredito que a competitividade será muito grande e vou buscar bons resultados. Estou confiante, e contarei com a presença dos meus agentes, o André Ribeiro, o Augusto Cesário e o Robert Clarke, além dos amigos da Healthy Choice, como o David Palfenier, que me apoia desde a época da Fórmula Renault. São pessoas muito especiais para mim e contar com a orientação do André, que já correu na Indy, é um privilégio”, completa Ana Beatriz Bia.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.