Herta derrota Dixon e fatura pole position da Indy em Toronto

Colton Herta conquistou neste sábado (16) a pole position para o Grande Prêmio de Toronto, décima etapa da temporada 2022 da Indy. O americano da Andretti Autosport, que já havia liderado o treino livre desta manhã, foi o melhor da fase final da classificação realizada no circuito montado nas ruas do circuito canadense, marcando 59s2698 na melhor das suas voltas para faturar a posição de honra pela segunda vez no ano.

A segunda posição ficou com Scott Dixon, piloto da Chip Ganassi que acabou 0s0894 atrás do tempo obtido por Herta. Josef Newgarden, da Penske, ficou com o terceiro lugar no grid, e dividirá a segunda fila com Alexander Rossi, quarto com um equipamento Andretti. David Malukas, da Dale Coyne, e Scott McLaughlin, da Penske, fecham a lista dos seis primeiros.

Entre os que não avançaram para o Fast Six, Callum Ilott foi o melhor, ficando com o sétimo lugar a bordo do carro da Juncos Hollinger. Felix Rosenqvist, da McLaren, partirá em oitavo, seguido pelo líder do campeonato Marcus Ericsson, da Chip Ganassi. Christian Lundgaard, da RLL, parte em décimo. Romain Grosjean e Devlin DeFrancesco, ambos da Andretti, fecham o top-12.

A classificação contou com duas bandeiras vermelhas, ambas ocorridas no segundo grupo da primeira rodada. Primeiro, Álex Palou ficou parado na pista, causando a primeira paralisação da atividade. Pouco tempo depois, foi a vez de Kyle Kirkwood rodar com o carro da AJ Foyt.

Quem terá de fazer uma corrida de recuperação será Will Power, piloto da Penske que foi atrapalhado pelas bandeiras vermelhas e terá de largar da 16ª colocação. Já Helio Castroneves, com um carro da Meyer Shank, ficou somente com o 17º lugar no grid.

O Grande Prêmio de Toronto da Indy será disputado neste domingo (17), a partir das 16h, com transmissão da TV Cultura, da ESPN e do Star+.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.