F1 é impressionante, mas a Indy é mais um campeonato de pilotos, afirmou Newgarden

O bicampeão da Indy, Josef Newgarden, afirmou que a Fórmula 1 não o atrai tanto quanto no início de sua carreira.

Newgarden correu brevemente na Europa antes de se fixar nos EUA em 2011. Ele venceu o campeonato da Indy Lights naquele ano e subiu para a IndyCar imediatamente depois.

Desde então, ele venceu 20 corridas e dois campeonatos na categoria. No ano passado, foi vice-campeão pela segunda temporada consecutiva. O piloto de 31 anos mantém respeito pela Fórmula 1, mas disse que está mais animado com o padrão de competição nas corridas da Indy.

“Quando penso na F1, penso no campeonato de fabricantes e na tentativa de construir os carros mais rápidos que você puder dentro de um orçamento razoável, ou devo dizer irracional”, disse Newgarden.

“Mas quanto mais velho fico, quanto mais assisto a Fórmula 1, não sei se é um lugar que realmente quero correr. Não me parece tanto um campeonato de pilotos.”

“É um campeonato muito impressionante, sempre foi. É algo que eu certamente gostaria de fazer, gostaria de pilotar tudo o que pudesse, para ter a experiência e então teria mais conhecimento para realmente falar sobre isso. Mas acho que a IndyCar é realmente onde você obterá o produto mais competitivo como piloto de corrida.”

A Indy viu a chegada de pilotos proeminentes da F1 e F2 nas últimas duas temporadas, incluindo Romain Grosjean, Callum Ilott e Christian Lundgaard, que correrão na categoria em tempo integral este ano. Kevin Magnussen também fez uma participação única na categoria como substituto, e Nico Hulkenberg testou para a McLaren SP em 2021.

Newgarden diz que parte do apelo da categoria é a maior oportunidade de sucesso. Nove pilotos diferentes venceram as 16 corridas da Indy no ano passado, enquanto as 22 etapas da F1 tiveram seis vencedores diferentes, o máximo visto desde 2012.

“Quando você é um piloto de alto nível, quer ter a oportunidade de competir, vencer o campeonato e vencer corridas, independentemente da sua situação”, disse Newgarden. “E acho que, infelizmente, isso não está presente na Fórmula 1. Então, desse ponto de vista, não é tão atraente.”

A F1 não tem um piloto americano desde Alexander Rossi em 2015. Embora Newgarden não recusasse uma oportunidade na F1, ele está ansioso para ajudar a Indy a crescer em popularidade.

“Eu não diria nunca para nada, você nunca sabe como essas coisas mudam”, disse ele. “Mas para mim a Indy é minha vida. É um campeonato com o qual me preocupo mais do que qualquer outro no mundo. E quero vê-lo crescer porque realmente merece muito reconhecimento, pelo incrível campeonato que é”, finalizou.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.