Josef Newgarden liderou o primeiro treino livre para o Grande Prêmio de Mid-Ohio, nona etapa da temporada 2022 da Indy. Na sessão realizada na tarde desta sexta-feira (1) no circuito localizado na cidade americana de Lexington, o piloto da Penske registrou na melhor das suas voltas 1min07s0549, ponteando a folha de tempos.
A segunda posição acabou nas mãos de Álex Palou, piloto da Chip Ganassi que foi 0s2061 mais lento em relação a Newgarden. Felix Rosenqvist, com um carro da McLaren, ficou com a terceira posição, sendo seguido por Marcus Ericsson, líder do campeonato e piloto da Ganassi. Colton Herta, com um equipamento da Andretti Autosport, completou o top-5.
Pato O’Ward, companheiro de Rosenqvist, fechou a sessão com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Alexander Rossi, sétimo com a Andretti. David Malukas, pilotando um carro da Dale Coyne, registrou a oitava melhor marca. Scott Dixon, com outro carro da Ganassi, foi o nono, enquanto Scott McLaughlin, da Penske, fechou a lista dos dez melhores.
Helio Castroneves, único brasileiro no grid da Indy em tempo integral, registrou o 13º tempo com o carro preparado pela Meyer Shank. O dono do carro número 06 ficou uma posição à frente de Will Power, piloto da Penske que ocupa a vice-liderança do campeonato. Já Simona de Silvestro, da Paretta, foi a 25ª colocada, enquanto Tatiana Calderón marcou o 26º tempo.
A atividade contou com uma interrupção em bandeira vermelha, causada por Takuma Sato, que parou no muro após uma escapada da pista. Outro que saiu da pista foi Romain Grosjean, que conseguiu evitar a batida e, por consequência, a paralisação do treinamento no seletivo circuito localizado no estado americano de Ohio.
A programação da Indy segue neste sábado (2) com mais um treino livre, marcado para 10h30, enquanto a classificação está marcada para 15h45. O Grande Prêmio de Mid-Ohio será disputado no domingo, a partir das13h30, com transmissão da TV Cultura, da ESPN e do Star+.
