Cosworth nega novos rumores sobre motores da Indy

O co-proprietário da Cosworth, Kevin Kalkhoven, negou os rumores de que a empresa deve construir um motor da Indy, sendo um terceiro fabricante, para a categoria em 2021.

Com maio definido como o prazo pelo qual o presidente da Indy, Jay Frye, desejaria ver um terceiro fabricante de motores a bordo, rumores aumentaram que a Cosworth construiria o motor para ser um terceiro fabricante em potencial.

Tal especulação ganhou força quando a Cosworth, com sede no Reino Unido, abriu sua nova fábrica em Shelby, MI, no verão passado.

No entanto, Kalkhoven rejeitou a ideia de que a Cosworth, que ele e Gerry Forsythe possuem desde 2004, está à beira de um acordo para ser fabricante de motores na Indy.

Ele disse ao Motorsport.com: “Como proprietário da Cosworth, não tenho ideia de como esse rumor começou, mas posso dizer que ninguém se aproximou de nós sobre a construção de um motor da Indy. Eu não acho que posso colocar isso com mais ênfase”.

“O problema não é projetar e construir um motor. Isso é relativamente fácil, é o que fazemos, e não é um dispositivo altamente sofisticado”.

“Mas posso categoricamente dizer que não estamos discutindo com nenhuma equipe. Temos um livro de pedidos de design completo.”

Espera-se que a Chevrolet e a Honda comecem a testar seus motores de 2,4 litros no verão de 2020, embora o atual presidente da HPD, Art St. Cyr, tenha sugerido que a empresa está buscando um início mais adiantado do teste.

Falando na corrida da semana passada em São Petersburgo, St. Cyr disse: “No que diz respeito ao cronograma, começamos a trabalhar no design. Se você fizer backup de quando precisarmos começar a ter motores no carro prontos para correr, provavelmente por volta de dezembro de 2020, as equipes poderão começar a conhecer o motor”.

“Se você fizer isso, precisamos provavelmente começar a testar o motor real dessa vez no ano que vem. Precisamos tê-lo em funcionamento”.

“Estamos nos esforçando para desenvolver um novo motor. A infra-estrutura não está preparada para desenvolver um novo motor todos os anos, como costumávamos fazer. Estamos trabalhando nos projetos, tentando cumprir esses prazos para estar prontos quando o sino tocar em dezembro de 2020, e estaremos prontos para começar a entregá-los para as equipes parceiras”.

“O cronograma é bem apertado. Então estamos dando voltas agora.”

Além da substituição da atual geração de V6s de 2.2 litros turbo, o impulso push-to-pass de 2,4 litros provavelmente produzirá mais potência.

Atualmente, os turbos são utilizados a 150kPa (1,5 bar boost), em pistas e circuitos de rua, com 165kPa disponível em push-to-pass. Isso deve aumentar para pelo menos 170kPa, a partir de 2021.

 

Cosworth nega novos rumores sobre motores da Indy

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – ePRIX DE HONG KONG | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 5ª etapa

 

F1 2019 | Ferrari apresenta SF90 vermelha e preta fosco:

 

F1 2019 | MCLAREN apresenta o MCL34:

 

F1 2019 | Red Bull apresenta RB15 ‘roxo, preto e vermelho’:

 

F1 2019 | Mercedes apresenta nova pintura para o W10:

 

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS:

 

 




Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.