O piloto Rinus VeeKay se tornou o mais novo vencedor da Indy no fim de semana passado, quando ele conquistou a vitória no circuito de misto Indianápolis. Nos últimos anos, o jovem holandês chegou a Indy através da escada oficial da ‘Road to Indy’ e foi capaz de usar essa experiência para conseguir um assento na equipe Ed Carpenter Racing para a temporada de 2020.
A IndyCar tem três degraus oficiais em sua escada de desenvolvimento, com pilotos capazes de avançar pelo US F2000, Pro Mazda Championship e Indy Lights em seu caminho para a categoria principal. VeeKay abriu caminho em cada nível, passando apenas um ano em cada categoria e terminando em primeiro ou segundo lugar na classificação geral de cada campeonato.
“É definitivamente único o fato de haver um sistema de crescimento. Isso realmente prepara o piloto. Você está sempre dirigindo antes das provas da Indy nos mesmos fins de semana, e pode ver as corridas na vida real, mas também pode correr nas pistas que vai correr a categoria principal”, disse VeeKay.
O jovem piloto contou que a experiência em categorias anteriores o ajudou na vitória do último fim de semana. “Meu primeiro teste no US F2000 foi aqui em Indianápolis. Esse foi o teste de Chris Griffis em 2016. É incrível ter tanta experiência nessa pista em muito tempo e passar por todos os sistemas de escada e ganhar corridas e saber como correr aqui”.
O holandês considera o circuito de Indianápolis Motor Speedway sua pista doméstica, assim como a própria Indy, por conta de seu tempo de desenvolvimento na pista. “Já fiz muitas passagens, muitas voltas nesta pista em todos os tipos de carros e isso definitivamente me preparou”.
“Eu sabia de tudo o que poderia acontecer em cada esquina, em cada cenário, apenas por causa do ‘Road to Indy’. Muito grato por ter tido a oportunidade de fazer isso e ter sucesso, e mostrar que se você pode ganhar o Road to Indy, você pode vencer uma corrida da Indy”, afirmou VeeKay.
Em sua temporada de estreia na Indy no ano passado, VeeKay conquistou sua primeira pole position e pódio na primeira corrida no GP Harvest, que também foi disputado no mesmo percurso misto de Indianápolis.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
