Neste sábado (27) acontece o treino classificatório que definirá a ordem de largada para a segunda etapa do campeonato da Fórmula Indy de 2010, o GP de St. Petersburg. O sistema de classificação da Fórmula Indy é dividido em três partes.
Na primeira parte, os pilotos são divididos em dois grupos. Cada piloto em seu grupo tem direito a acelerar vinte minutos. Como são 24 carros no momento, doze carros formam o primeiro grupo e os outros doze formam o segundo grupo. Seis pilotos de cada grupo se classificam para a segunda parte do treino.
Já na segunda parte, os pilotos tem quinze minutos para buscarem seus melhores tempos. Os seis melhores passam para a terceira e última fase, conhecida como super pole, onde duelam entre si em apenas dez minutos para ver quem ficará com a pole-position.
O piloto que provocar uma bandeira amarela no treino, tem a sua melhor volta abortada. O treino classificatório será às 14h20 (horário de Brasília) com informações em tempo real no site oficial: www.indycar.com
Grupo 1: Raphael Matos, Hélio Castroneves, Dan Wheldon, Ryan Briscoe, Danica Patrick, Ernesto Viso, Dario Franchitti, Vitor Meira, Justin Wilson, Marco Andretti, Ryan Hunter Reay e Alex Tagliani.
Grupos 2 : Takuma Sato, Scott Dixon, Tony Kanaan, Will Power, Milka Duno, Alex Lloyd, Mike Conway, Mario Moraes, Mario Romancini, Graham Rahal, Simona de Silvestro e Hideki Mutoh.