A temporada da CART terminou mais cedo em 2003. Por causa dos incêndios que estão devastando o sul da Califórnia, o GP de Fontana, que seria realizado neste domingo (02/11), encerrando o campeonato deste ano, foi cancelado. Com o título já definido após Paul Tracy (Forsythe) sair da Austrália como campeão, o que estava em jogo era o vice-campeonato, que acabou ficando com o brasileiro Bruno Junqueira (Newman/Haas).
O paulista Mario Haberfeld (Polibrasil/Liofol/Henkel/SOS Mata Atlântica/Ellus/X-Treme) terminou a temporada em 12º lugar, com 71 pontos. “Sinto um misto de dever cumprido misturado já com saudades. Toda a temporada foi um bom aprendizado para mim e minha equipe”, comentou o piloto da Mi-Jack Conquest Racing. “Mas concordo com o cancelamento da prova, devido à tragédia que está acontecendo na Califórnia. As pessoas devem ser solidárias neste momento”.
Haberfeld disse que ficou um clima de frustração no ar pelo fato de não ter acontecido a última corrida. “Claro que queria participar da última corrida, ainda mais porque o meu engenheiro, o Andy Borme, trabalhou na Penske com o Helinho (Castroneves) e sabe acertar um carro para oval como poucos engenheiros. Então minha expectativa para a prova era grande e eu tinha muita vontade de correr em Fontana”. Mas o brasileiro disse entender perfeitamente os motivos que levaram o presidente do Califórnia Motor Speedway, Bill Miller, a cancelar a prova. “Quando penso nas pessoas que tiveram suas casas queimadas, outras que morreram queimadas, imagino que não correr foi uma maneira de demonstrar os nossos sentimentos por elas”, disse.
Com o encerramento prematuro da temporada, Mario Haberfeld já está com a cabeça em outra competição: as 500 Milhas da Granja Viana, onde irá correr junto com Christian Fittipaldi. “O lado bom disso tudo é que poderei ir para o Brasil mais cedo, para treinar junto com o Christian para a corrida de Kart na Granja, que estamos esperando com muita ansiedade!”, disse Haberfeld, que chega ao Brasil no início da semana. “Vai ser muito bom voltar a correr ao lado dos amigos e, claro, vamos entrar na pista para tentar a vitória”.
Confira como ficou a classificação do campeonato:
1º – Paul Tracy (Forsythe) 226 pontos
2º – Bruno Junqueira (Newman/Haas) 199
3º – Michel Jourdain Jr. (Rahal) 195
4º – Sebastien Bourdais (Newman/Haas) 159
5º – Patrick Carpentier (Forsythe) 146
6º – Mario Dominguez (Herdez) 121
7º – Oriol Servia (Patrick) 108
8º – Adrian Fernandez (Fernandez Racing) 105
9º – Darren Maning (Walker) 103
10º – Alex Tagliani (Rocketsports) 96
11º – Jimmy Vasser (American Spirit) 72
12º – Mario Haberfeld (Conquest) 71
13º – Roberto Moreno (Herdez) 67
14º – Ryan Hunter-Reay (American Spirit) 64
15º – Tiago Monteiro (Fittipaldi-Dingman) 29
16º – Mika Salo (PK Racing) 26
17º – Max Papis (PK Racing) 25
18º – Rodolfo Lavin (Walker) 12
19º – Gualter Salles (Dale Coyne) 11
20º – Patrick Lemarie (PK Racing) 8
21º – Geoff Boss (Dale Coyne) 7
22º – Joel Camathias (Dale Coyne) 6
23º – Alex Yoong (Dale Coyne) 4
24º – Roberto Gonzalez (Herdez) 3
25º – Bryan Herta (PK Racing) 2
