Junqueira termina como vice-campeão

Com o cancelamento da prova de encerramento da temporada da Fórmula Mundial, que seria disputada no próximo domingo (02/11) em Fontana, na Califórnia (EUA), o brasileiro Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil/Confiança Moving) foi declarado vice-campeão do certame, que teve 18 etapas disputadas das 19 provas programadas. “Sei que os motivos que levaram ao cancelamento da prova estão além do controle de qualquer um, mas mesmo assim, não deixa de ser um pouco decepcionante não fazer a última corrida do ano. De certa forma, agora com o campeonato já decidido, eu fico mais tranqüilo com o cancelamento da corrida, pois se ainda tivesse chances de levar o titulo…”, comentou Bruno Junqueira, que ficou com o vice-campeonato pelo segundo ano consecutivo. Junqueira somou 199 pontos, quatro a mais do que o mexicano Michel Jourdain Jr., o terceiro colocado. O título foi conquistado na última corrida disputada pelo canadense Paul Tracy (Forsythe Racing), com 226 pontos.

O motivo para o cancelamento da prova nem foi tanto pela possibilidade da região do circuito ser atingida pelo incêndio que se alastrou no sul do estado da Califórnia, mas sim pela impossibilidade logística de se realizar a corrida, já que todos os hotéis da região estão sendo ocupados pelos moradores das casas evacuadas, e os hospitais e corpo de bombeiros estarem todos disponibilizados para o combate ao incêndio. Também não haveria a possibilidade de se realizar a prova de Fontana em outra data, já que o circuito está reservado até o final do ano para testes, e disputar o encerramento da temporada em outro lugar seria complicado demais. Com o título da série mundial já decidido, optou-se pela solução mais simples e prática. “Não posso esconder que o meu objetivo para esta temporada era de ser campeão, e que fiquei menos entusiasmado com o vice-campeonato neste ano do que em 2002. Mas não deixa de ser um ótimo resultado, num ano em que acredito que o nível de competitividade foi além do esperado por todos, e que até a última etapa disputada havia três pilotos com chances de levar o titulo”, apontou o piloto do Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil/Confiança Moving. Em 2003, oito pilotos diferentes venceram provas, algo muito difícil de acontecer em categorias top.

Mesmo tendo perseguido o título até a última prova disputada, na Austrália, Bruno Junqueira considera que alcançou a maioria dos objetivos traçados para sua temporada de estréia na Newman/Haas Racing, quando venceu duas provas. “Na maioria das provas desta temporada consegui o que era o meu maior objetivo, manter uma alta regularidade, mas infelizmente também tive mais incidentes do que esperava. No entanto, foi um ano de muito aprendizado, já que mudei minha forma de dirigir, passando a frear com o pé esquerdo e estreei em uma nova equipe. Sei que isso valerá muito nos próximos anos”. Junqueira não pontuou em quatro oportunidades, entretanto, terminou entre os três primeiros em metade das etapas, e entre os “top 10” por 14 vezes, demonstrando também que contou com um equipamento competitivo. “A equipe Newman/Haas é uma equipe extraordinária, que antes de tudo aprecia e respeita o trabalho do piloto, e sei que essa será uma parceria de ainda mais sucesso no futuro”, encerra Junqueira, dando a entender que deverá continuar com o time na próxima temporada.

A tabela de pontuação final da F-Mundial depois de 18 provas ficou assim:

1) Paul Tracy (Canadá), 226 pontos;

2) Bruno Junqueira (Brasil), 199;

3) Michel Jourdain Jr. (México), 195;

4) Sebastien Bourdais (França), 159;

5) Patrick Carpentier (Canadá), 146;

6) Mario Dominguez (México), 118;

7) Oriol Servia (Espanha), 108;

8) Adrian Fernandez (México), 105;

9) Darren Maning (Inglaterra), 103;

10) Alex Tagliani (Canadá), 97;

11) Jimmy Vasser (EUA), 72;

12) Mário Haberfeld (Brasil), 71;

13) Roberto Moreno (Brasil), 67;

14) Ryan Hunter-Reay (EUA), 64;

15) Tiago Monteiro (Portugal), 29;

16) Mika Salo (Finlândia), 26;

17) Max Papis (Itália), 25;

18) Rodolfo Lavin (México), 17;

19) Gualter Salles (BRA), 11;

20) Geoff Boss (EUA), 8;

21) Patrick Lemarie (França), 8;

22) Joel Camathias (Suiça), 6;

23) Alex Yoong (Malásia), 4;

24) Roberto Gonzalez (México), 3;

25) Brian Herta (EUA), 2 pontos.

Mais informações e fotos, visite www.brunojunqueira.com



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.