Dixon fatura pole position para a Indy 500. Kanaan se garante na segunda fila

Scott Dixon conquistou a pole position para as 500 Milhas de Indianápolis, mais importante corrida do automobilismo americano. O piloto da Chip Ganassi foi o mais veloz do Fast Six, a parte final do Pole Day disputada neste domingo (22), marcando uma média de 234,046 milhas por hora para largar da posição de honra no Indianapolis Motor Speedway pela quinta vez na carreira, com a maior média horária da história do Brickyard.

A segunda posição ficou com Álex Palou, piloto da Chip Ganassi que marcou 233,499 milhas horárias em sua sequência. Rinus VeeKay, com um carro da Carpenter, completa a primeira fila com a terceira posição. Ed Carpenter, companheiro de equipe de VeeKay, parte em quarto, sendo seguido por dois pilotos da Chip Ganassi: Marcus Ericsson e Tony Kanaan. O brasileiro, aliás, fez a classificação sem informações em seu volante por problemas eletrônicos no carro.

Entre os pilotos que não avançaram ao Fast Six, o melhor foi Pato O’Ward, que marcou a sétima melhor média, e abrirá a terceira fila, que contará ainda com Felix Rosenqvist, companheiro do mexicano na McLaren, e Romain Grosjean, da Andretti. Takuma Sato, com o equipamento da Dale Coyne, partirá em décimo, seguido por Will Power, da Penske, e Jimmie Johnson, da Chip Ganassi.

Atual vencedor da corrida e outro brasileiro no grid, Helio Castroneves não participou das atividades deste domingo por conta da posição em que obteve no sábado. O quatro vezes ganhador da prova partirá da 27ª colocação com o carro preparado pela Meyer Shank.

As 500 Milhas de Indianápolis serão disputadas no próximo domingo (29), a partir das 12h, com transmissão da TV Cultura, da ESPN e do Star+.

Confira como foi a classificação

Top-12
Os pilotos saíram para a pista na ordem inversa da classificação de sábado. Assim, Takuma Sato foi o primeiro a visitar a pista, marcando uma média de 231,670 milhas horárias em sua sequência. Na sequência, Will Power partiu para suas voltas, mas acabou atrás do bicampeão e piloto da Dale Coyne, com uma média de 231,534.

Logo após Power, Scott Dixon entrou na pista com a Chip Ganassi, e fez todas as voltas mais veloz em relação aos seus dois primeiros rivais, tomando a ponta com 233,510 mph. Romain Grosjean partiu para a pista com o carro da Andretti, e se colocou na segunda posição, apenas atrás do neozelandês da Ganassi, com 231,999.

Marcus Ericsson foi o quinto a visitar a pista, se colocando na segunda posição com uma média horária de 233,166 milhas. O treinamento seguiu com Ed Carpenter, que fez no primeiro de seus quatro giros a volta mais rápida, acima dos 234 milhas horárias. Apesar disso, o piloto da Carpenter se colocou no terceiro lugar, com uma média de 233,073.

Jimmie Johnson foi para a pista logo na sequência, e deu um susto na primeira volta, ao quase parar no muro na curva dois do traçado, e se colocou no último lugar entre os que andaram, com 231,264. Logo depois, Tony Kanaan partiu para suas voltas, e se mostrou muito regular nas suas quatro voltas, marcando a quarta melhor média com 233,022.

Álex Palou foi o nono a partir para a pista, e se colocou na segunda posição da tabela de médias, com 233,347 milhas horárias. A classificação seguiu com Felix Rosenqvist indo para a pista, mas o sueco da McLaren ficou com a sexta melhor sequência, ficando com uma média de 232,182, ficando justamente com a sexta posição.

Pato O’Ward foi o penúltimo a visitar a pista, e apesar de uma primeira volta rápida, o mexicano da McLaren não conseguiu manter a velocidade, marcando 232,705, avançando para o sexto lugar. Rinus VeeKay foi o último a partir para o circuito de 2,5 milhas, e marcou a segunda melhor média, com 233,429, depois de marcar a primeira volta acima das 234 milhas horárias.

Fast Six
Novamente em ordem inversa a classificação da primeira rodada do dia, com Tony Kanaan partindo para a pista. O brasileiro da Chip Ganassi marcou uma média de 232,372 em sua sequência. Ed Carpenter foi para a pista na sequência, tomando a pole provisória ao marcar 233,080 mph, perdendo tempo na última volta rápida.

Marcus Ericsson foi o terceiro a partir para a pista, e em momento algum mostrou velocidade para ameaçar Carpenter, em que pese ter superado Kanaan com a média de 232,764. Álex Palou foi à pista logo depois e tomou a ponta da classificação, ao anotar em sua sequência uma média horária de 233,499 milhas.

Rinus VeeKay foi o penúltimo a visitar a pista, e não conseguiu bater a média obtida por Palou, se colocando na segunda posição com 233,385 milhas horárias. Então, Scott Dixon partiu para sua última sequência de voltas e não deu chances: marcou a primeira volta em 234,437 milhas horárias, e registrou uma média total de 234,046, faturando a pole position.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.