Faltando apenas duas corridas para o encerramento da temporada 2003 da Fórmula Mundial, o brasileiro Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil) planeja fazer o máximo para aproveitar as oportunidades e alcançar o título de campeão. Atual vice-campeão da categoria, e vice-líder do atual campeonato, o mineiro precisa de um excelente resultado depois das 65 voltas da 18ª etapa da série mundial, em Surfer’s Paradise, Queensland, Austrália, neste final de semana (26/10). A RedeTv! anuncia transmissão da prova a partir das 2 horas (horário de Brasília).
Para atingir o seu objetivo, Bruno Junqueira tem que começar as corridas finais de sua terceira temporada na Fórmula Mundial, esquecendo o resultado das duas últimas provas que disputou, onde terminou em nono em Miami, e sétimo no México, ficando com 29 pontos de desvantagem em relação ao canadense Paul Tracy (Forsythe Racing). “Eu quero muito vencer este campeonato, e sei que para isto preciso vencer a corrida e torcer para que o Paul (Tracy) não some muitos pontos, para manter minhas chances”, planeja o piloto do Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil. Com 45 pontos ainda em disputa, Junqueira não tem como retomar a liderança já na Austrália, mas pode diminuir a diferença para jogar a decisão do título para Fontana, na Califórnia (EUA), no dia 2 de novembro.
Na prova do ano passado em Surfer’s Paradise, Bruno perdeu a pole para seu compatriota Cristiano da Matta, que na ocasião corria pela Newman Haas Racing, seu atual time. “No ano passado eu garanti a pole provisória na sexta-feira e perdi a pole por um centésimo de segundo para o Kiki (Cristiano da Matta) no sábado”, lembrou Junqueira. “Eu liderei a corrida no ano passado após o Cristiano fazer um pit stop, quando foi acionada uma bandeira amarela”, disse Junqueira que ficou oito voltas na frente. “Aí eu cai da liderança para a 14ª posição na volta de meu pit stop, quando eles interromperam a corrida por causa da chuva. Foi muito desagradável na ocasião, pois tinha carro para vencer”, recordou o vice-campeão.
O circuito de 4,5 km nas praias de Sufer’s Paradise é o último de rua da temporada, e todos os pilotos gostam de seu traçado. Nas sete corridas anteriores em circuitos urbanos, Junqueira venceu em Denver e terminou entre os três primeiros em outras cinco oportunidades, o que aumenta a sua confiança em outro bom resultado neste tipo de pista. “Acredito que neste ano teremos muito sol durante todo o final de semana, e que venceremos a corrida”, espera Bruno. “Eu gosto do circuito de Surfer’s Paradise e realmente adoro vir para a Austrália”, elogia o mineiro. “Eu acho que é um bom circuito de rua, com retas longas em que podemos passar dos 300 km/h. É um traçado muito rápido para circuito urbano e tem boas chicanes, que deixam a pista bem difícil e seletiva. E no calor o desgaste físico é bem grande. Mas acho que o nosso carro será bem rápido aqui e nós poderemos ter uma grande possibilidade de vencer a corrida”, finaliza Bruno muito seguro e confiante.
A tabela de pontuação da F-Mundial depois de 17 provas está assim:
1) Paul Tracy (Canadá), 226 pontos;
2) Bruno Junqueira (Brasil), 197;
3) Michel Jourdain Jr. (México), 183;
4) Sebastien Bourdais (França), 158;
5) Patrick Carpentier (Canadá), 136;
6) Mario Dominguez (México), 115;
7) Oriol Servia (Espanha), 108;
8) Adrian Fernandez (México), 104;
9) Alex Tagliani (Canadá), 91;
10) Darren Maning (Inglaterra), 87;
11) Mário Haberfeld (Brasil), 71;
12) Roberto Moreno (Brasil), 67;
13) Jimmy Vasser (EUA), 58;
14) Ryan Hunter-Reay (EUA), 44;
15) Tiago Monteiro (Portugal), 29;
16) Max Papis (Itália), 25;
17) Mika Salo (Finlândia), 24;
18) Rodolfo Lavin (México), 12;
19) Patrick Lemarie (França), 8;
20) Joel Camathias (Suiça), 6;
21) Alex Yoong (Malásia), 4;
22) Geoff Boss (EUA), 4;
23) Gualter Salles (BRA), 3;
24) Brian Herta (EUA), 2 pontos.