O canadense Paul Tracy (Forsythe Racing), líder do Campeonato da Fórmula Mundial, vai largar da pole position no GP Cidade do México, que será realizado amanhã (domingo -12/10) a partir das 17 horas (horário de Brasília) no Autódromo Hermanos Rodriguez, com transmissão ao vivo pela RedeTV!. Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/ Gazeta Mercantil), vice-líder do certame, vai partir da terceira posição. O português Tiago Monteiro (Fittipaldi/Dingman), o mais rápido na segunda sessão de classificação, vai alinhar na primeira fila, da segunda posição.
O piloto mexicano Michel Jourdain Jr. (Rahal Racing) abriu a segunda classificação entrando na pista assim que foi dada bandeira verde, para o delírio dos fãs mexicanos que lotaram as arquibancadas já no sábado. Bruno Junqueira saiu com 24 minutos para o final do treino classificatório, e quando vinha em sua primeira volta rápida, o mexicano Rodolfo Lavin (Walker Racing) provocou uma bandeira vermelha. Junqueira ainda voltou à pista com esse primeiro jogo de pneus, mas para apenas uma volta rápida. Quando Bruno retornou aos boxes, a equipe Newman/Haas Racing executou algumas modificações em seu carro, mas mesmo assim o piloto mineiro não conseguiu registrar uma volta melhor do que na sexta-feira. “Em minha volta mais rápida de hoje (sábado), vinha uns quatro décimos de segundo mais rápido, mas peguei o Jimmy Vasser a minha frente e isso me custou o que poderia ter sido ao menos a pole de hoje, e um ponto”, lamentou o vice-líder do campeonato, que tinha ficado apenas 63 milésimos de segundo atrás de Paul Tracy na primeira sessão de classificação. “No ano passado eu larguei na pole position aqui, e ainda na reta eu já estava em terceiro ou quarto, pois os pilotos da segunda fila se utilizaram do vácuo que ocorre nesta longa reta e conseguiram me ultrapassar facilmente. Então, o que espero para amanhã é fazer o mesmo que eles, e pular para a liderança ainda na primeira volta”, planeja o representante do Banco Rural/RM Sistemas/ Gazeta Mercantil.
Ao que pareceu, as condições da pista durante a segunda sessão classificatória estiveram bastante semelhantes as encontradas no primeiro treino de classificação, o que não é o normal que se aconteça, já que geralmente as condições da pista apresentam uma significante melhora de um dia para o outro, com o emborrachamento do asfalto. Apenas onze pilotos melhoraram suas marcas em relação aos tempos de sexta-feira. “A chuva que caiu nesta manhã lavou a pista, e a borracha que se acumulou durante todo o dia de ontem, e que ocasionaria uma melhora nos tempos hoje, parece ter sido realmente retirada. Por isso poucos pilotos conseguiram melhorar suas marcas hoje, e infelizmente eu não fui um deles, mas ainda assim estou largando de uma boa posição. Apesar de ter o Tracy na pole, eu pretendo brigar pela vitória”, anima-se o brasileiro.
O grid de largada para a prova do México é:
1) Paul Tracy (CAN), Lola, Forsythe Racing, 1min28s842;
2) Tiago Monteiro (POR), Reynard, Fittipaldi-Dingman, 1min29s042;
3) Bruno Junqueira (BRA), Lola, Newman/Haas Racing, 1min28s905;
4) Sebastien Bourdais (FRA), Lola, Newman/Haas Racing, 1min29s110;
5) Ryan Hunter-Reay (EUA), Reynard, Team Johansson, 1min29s191;
6) Darren Manning (ING), Reynard, Walker Racing, 1min29s193;
7) Jimmy Vasser (EUA), Reynard, Team Johansson, 1min29s315;
8) Michel Jourdain Jr. (MEX), Lola, Team Rahal, 1min29s375;
9) Patrick Carpentier (CAN), Lola, Forsythe Racing, 1min29s449;
10) Luis Diaz (México), Lola, Walker Racing, 1min29s546;
11) Mario Dominguez (MEX), Lola, Herdez Competition, 1min29s611;
12) Mika Salo (FIN), Lola, PK Racing, 1min29s761;
13) Alex Tagliani (CAN), Lola, Rocketsports Racing, 1min29s882;
14) Mario Haberfeld (BRA), Reynard, Conquest Racing, 1min29s958;
15) Adrian Fernandez (MEX), Lola, Fernandez Racing, 1min30s044;
16) Oriol Servia (ESP), Lola, Patrick Racing, 1min30s383;
17) Rodolfo Lavin (MEX), Reynard, Walker Racing, 1min30s584;
18) Roberto Gonzalez (BRA), Lola, Herdez Competition, 1min31s162;
19) Gualter Salles (BRA), Lola, Dale Coyne Racing, 1min31s442;
20) Geoff Boss (EUA), Lola, Dale Coyne Racing, 1min31s626.