O brasileiro Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil) está pronto para garantir a pole position do GP de Denver de Fórmula Mundial, no Colorado (EUA). O vice-líder do campeonato, que na sexta-feira garantiu a pole position provisória para a 15ª etapa do Campeonato – que será realizada no domingo (31/8), novamente com transmissão ao vivo pela RedeTV!, a partir das 16 horas -, ficou com o sexto tempo no último treino livre antes da sessão classificatória final, que deve começar as 16h45 deste sábado, com a entrada do primeiro carro, conforme a nova regra. “Temos um bom acerto para a classificação desta tarde, e estou bastante confiante que possa confirmar a pole position”, acredita Junqueira, que no ano passado largou da pole position e venceu de ponta a ponta esta mesma prova.
O piloto brasileiro Mario Haberfeld (Conquest Racing) foi novamente o mais rápido, assim como no treino matinal da sexta-feira, provando a boa performance dos chassis Reynard neste circuito, que é também o equipamento utilizado pelo inglês Darren Manning (Walker Racing), que na primeira sessão classificatória marcou o terceiro melhor tempo. Bruno Junqueira completou 32 voltas no circuito, e registrou o sexto melhor tempo, com 1min01s312, tendo sido mais rápido do que o tempo da sua pole position provisória de ontem (sexta-feira). No treino livre deste sábado, oito pilotos conseguiram marcas melhores do que o tempo de Junqueira na classificação, o que mostra uma melhora nas condições do asfalto do circuito de rua. “A pista esta mais rápida, mas com a temperatura estando mais baixa hoje do que tivemos ontem, os pneus estão demorando mais para esquentar”, alerta o representante do Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil. “As voltas rápidas estão sendo no quinto ou sexto giro, e na classificação teremos apenas três voltas cronometradas. Mesmo assim, se não chover, acredito que os tempos possam abaixar, e eu brigarei para melhorar minha marca e confirmar a pole position”, afirma o vice-líder, que na sexta-feira já garantiu uma posição na primeira fila para a prova, e um ponto de bonificação.
Durante toda a madrugada de sábado choveu forte em Denver, e nesta manhã, quando os carros da Formula Mundial foram para a última sessão de treinos livres, ainda havia algumas áreas molhadas na pista. Por esta razão, Junqueira saiu assim que foi iniciada a sessão, mas acabou retornando aos boxes em seguida, considerando que esperar a pista secar por inteira seria a atitude mais prudente naquele momento. “No inicio da sessão havia ainda algumas poças de água na pista, o que facilmente poderia causar alguns acidentes, e por esta razão, preferi retornar aos boxes e aguardar alguns minutos para iniciar o meu treino”, explicou o prudente mineiro.
Com a nova regra adotada pela Fórmula Mundial para as provas de rua, os pilotos entram na pista um a um, para dar três voltas, e ficar com a sua melhor marca para compor a tabela de tempos. Para a segunda sessão de classificação, a ordem de entrada para a tomada de tempos, será a inversa do resultado de sexta-feira, da mesma forma que já acontece na Fórmula 1. Assim, Bruno Junqueira será o último piloto a tomar tempo.