O brasileiro Gil de Ferran (Marlboro Team Penske), de 35 anos, anunciou nesta segunda-feira (dia 25) sua retirada das pistas ao final da temporada 2003 da IRL IndyCar Series.
Bicampeão da Fórmula CART (2000/2001), vencedor das 500 Milhas de Indianápolis nesta temporada, Gil iniciou sua carreira no kart em 1982. No ano seguinte, foi campeão paulista de kart e continuou na modalidade até 1984. Em seguida, correu pela Fórmula Ford Brasileira, onde foi campeão em 1987. Um ano depois partiu para a Inglaterra onde conquistou em 1992 o título da Fórmula 3 Inglesa pela equipe Paul Stewart. De Ferran ainda passou pela Fórmula 3000 até partir para os Estados Unidos em 1995, onde iniciou sua carreira com os chamados “Indy Cars”.
“Minha experiência com a equipe Penske é, sem dúvida, o auge da minha carreira. Depois de quatro anos com a equipe, dois títulos, a vitória em Indianápolis e com a chance de vencer ainda este ano, sinto que é importante parar enquanto estou na minha melhor forma”, declarou o brasileiro, que está atualmente na vice-liderança do campeonato a três etapas do final.
“Venho discutindo sobre o meu futuro com o Roger (Penske) e o Tim (Cindric) desde o começo deste ano. Em julho, cheguei à conclusão de que deveria tomar minha decisão, porque assim o time estaria livre para procurar as melhores opções disponíveis. Com o Sam (Hornish) acredito que a equipe conseguiu um dos melhores pilotos”. O norte-americano Sam Hornish Jr. assinou para pilotar pela equipe a partir de 2004 e será o substituto do brasileiro.
Sobre o futuro, o piloto declarou: “A única decisão que eu tomei é que ser piloto não será mais o foco principal da minha vida. Por muitos anos, eu adquiri experiências em corridas, carros e negócios, além de desenvolver grandes relacionamentos, nenhum mais importante, no entanto, do que este que eu tenho com a Penske. É meu objetivo utilizar essas experiências e relacionamentos no curto e longo prazo”.
Roger Penske, dono do time de maior sucesso na categoria norte-americana, falou sobre a saída do brasileiro: “O compromisso do Gil com a nossa equipe nos deu dois campeonatos, oito vitórias, incluindo nossa 100ª vitória e nossa 13ª conquista da Indy 500. Ele certamente conquistou seu lugar na história da equipe Penske, como um de nossos maiores pilotos”.
“Todos dentro da nossa equipe apreciamos as conquistas que tivemos com o Gil durante estes anos. Nós certamente desejamos a ele o melhor nos seus futuros projetos”, completou o presidente da equipe, Tim Cindric.