Na mais competitiva sessão de classificação da temporada da Fórmula Mundial até aqui, quando cinco pilotos diferentes chegaram a ocupar a primeira posição, e no final os 15 mais rápidos ficaram separados por menos de um segundo, o canadense Paul Tracy (Forsythe Racing) garantiu a pole position provisória para 13ª etapa do campeonato, que será realizada domingo (10/8) no circuito de Mid Ohio (EUA), a partir das 15 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela RedeTV!. O melhor brasileiro na sexta-feira (08/8) foi Roberto Moreno (Herdez Competition), com o oitavo tempo, o líder do campeonato Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/ Gazeta Mercantil) ficou com a 11ª marca, Mário Haberfeld (Conquest Racing) foi o 15º, e Gualter Salles (Dale Coyne Racing), o 19º colocado. O treino de classificação definitivo vai acontecer neste sábado (09/8), a partir das 14h45.
O brasileiro Bruno Junqueira (Banco Rural/RM Sistemas/Gazeta Mercantil), que conquistou a pole position provisória nas últimas três corridas disputadas, desta vez amargou uma posição no meio do pelotão, em virtude do tráfego que enfrentou nos momentos em que tentava fazer as suas voltas rápidas. Com o primeiro jogo de pneus novos o mineiro foi para a pista quando faltavam 25 minutos para o final da sessão, e até aquele momento apenas quatro carros já haviam andado. Ele teve duas voltas limpas para aquecer os pneus, e na hora em que eles atingiram a temperatura e pressão adequadas, encontrou na sua frente nos 3.634 do circuito misto alguns carros que estavam saindo dos boxes. “No primeiro set de pneus sem dúvida escolhemos o momento errado para sair. Saímos poucos minutos antes da maioria, e então, quando entraria em minhas voltas rápidas, passei a pegar carros lentos na pista que saiam dos boxes, e acabei tendo um aproveitamento bem ruim deste jogo de pneus”, explicou o líder isolado do Campeonato da Fórmula Mundial, que chegou a ocupar a segunda posição na tabela de tempos. “Já com o segundo jogo saímos juntamente com quase todos os outros pilotos, e até que conseguíssemos nos arrumar na pista, por causa da grande quantidade de carros, ocorreu uma bandeira vermelha que encerrou a sessão, e praticamente ninguém conseguiu melhorar seus tempos”, continuou Junqueira.
Normalmente os treinos em Mid Ohio são muito equilibrados, como aconteceu neste, em que os 15 primeiros estão separados por menos de um segundo, e do segundo ao nono não há meio segundo de diferença. E com o emborrachamento da pista, a ordem da classificação pode mudar radicalmente nos treinos de sábado, como ocorreu em cada uma das sessões do primeiro dia de treinos em Lexington (Ohio), quando Tiago Monteiro (Fittipaldi-Dingman) foi o mais rápido no primeiro treino livre, Darren Manning (Walker Racing) foi o mais veloz no segundo, para finalmente Tracy despontar na sessão classificatória. “Acredito que tínhamos um bom carro, que poderia ter nos colocado entre os três primeiros. Mas infelizmente estivemos no lugar errado e na hora errada, e não deu para ter um bom aproveitamento. No entanto, acredito numa melhor performance amanhã”, espera Junqueira, que largou da pole position na última corrida disputada.