Com decisão da temporada anunciada, Di Grassi usa velha máxima “o campeonato só termina quando acaba” enquanto mantém viva esperanças do título
A Fórmula E anunciou nesta quarta-feira (17) o retorno da categoria para o mês de agosto, após a pandemia da Covid-19 paralisar eventos em todo mundo. Seis corridas no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, em nove dias corridos de competição vão determinar o campeão da temporada 2019/20 da categoria elétrica de monopostos. A Audi Sport, equipe do brasileiro Lucas Di Grassi, campeão da série em 2016/17, tem um excelente retrospecto na pista alemã e isso pode fazer a diferença para determinar quem será o primeiro campeão Mundial de Fórmula E, já que a temporada marca a estreia da categoria como um campeonato mundial.
Berlim está na Fórmula E desde a primeira temporada. Das seis corridas que já aconteceram na capital alemã, cinco foram no Aeroporto de Tempelhof. Mas, com exceção da primeira temporada onde o brasileiro foi desclassificado por violações técnicas, em todas elas Di Grassi subiu ao pódio.
Em retrospecto, um terceiro lugar em 2015/16, na única vez que a corrida aconteceu no centro de Berlim. Na rodada dupla de 2016/17, largou da pole na corrida 1 e terminou na segunda posição, conseguindo a terceira posição na corrida 2. Em 2017/18, hat-trick do seu companheiro de equipe Daniel Abt, Di Grassi foi o segundo colocado. Na última temporada largou de terceiro e venceu. Fazendo a conta, são 97 pontos somados em seis corridas. Uma média de 16,1666, excelente para quem ainda acredito no título da temporada. Se a dízima periódica se repetir na rodada sêxtupla de 2020, a chance de Di Grassi ser o primeiro campeão mundial é grande.
O F1Mania.net falou com Di Grassi sobre a nova perspectiva da temporada e quanto esse retrospecto positivo da Audi em Berlim influenciará na sua abordagem para as corridas. Di Grassi descartou qualquer tipo de favoritismo, mas está confiante que poderá brigar por pódios.
“Nós realmente temos um bom entendimento sobre o acerto naquela pista. Mas é importante saber que teremos traçados diferentes, então isso muda bastante as coisas”, disse Di Grassi.
“Vamos para a pista sem levar isso em consideração, pensando que será uma batalha difícil, especialmente por que teremos seis corridas em poucos dias, isso também será uma experiência nova para todos. Acho que na verdade podemos ter surpresas em algumas corridas, mas de forma geral, eu estou confiante de que temos uma boa chance de avançar na pontuação e brigar por pódios”.
Di Grassi (38 pontos) atualmente é o quinto colocado na classificação de pilotos, 29 pontos atrás do líder Antonio Felix da Costa. Entre os dois, Maximilian Gunther (44), Alexander Sims (46) e Mitch Evans (56). Di Grassi sabe que não será uma tarefa fácil e conta com a avanço da Audi para andar entre os primeiros.
“Tudo vai também depender de como o desenvolvimento do nosso carro avançou, por que tínhamos questões para resolver, para estar no mesmo ritmo dos carros que estavam sempre entre os primeiros”, disse Di Grassi.
Di Grassi usa a velha máxima “o campeonato só termina quando acaba” para responder se ainda dá para acreditar no título da temporada. E é a pura realidade. Em uma categoria disputada ponto a ponto como a Fórmula E, o campeonato chega totalmente aberto para a Grande Final em Berlim.
“É uma frase óbvia, batida, mas verdadeira: o campeonato só termina quando acaba. Temos oito equipes diferentes nas dez primeiras colocações do campeonato dos pilotos – e isso quer dizer muita coisa em termos de mostrar competitividade”, disse Di Grassi.
“Estou em quinto, a 29 pontos do primeiro colocado (Da Costa) – e cada vitória dá 25 a quem conseguir. Então, não é impossível, mas é difícil, por que o nível é alto e as coisas não dependem somente de mim. Resumindo, dá pra acreditar no título sim, enquanto tivermos chance vamos brigar pelo campeonato”, concluiu o campeão da FE.
As corridas acontecem nos dias 5, 6, 8, 9, 12 e 13 de agosto. Serão três rodadas duplas usando diferentes layouts da pista.
Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1
Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: GAME F1 2020 – Volta rápida de McLaren em Barcelona
