Retrospectiva: De Vries conquista título da Fórmula E em ano de altos e baixos da Mercedes

Nyck de Vries conquistou seu primeiro título na Fórmula E. Durante uma temporada extremamente competitiva, o holandês soube se valer nos momentos necessários para levar o caneco para casa na primeira temporada mundial da categoria elétrica.

O ano da FE foi extremamente equilibrado. Das 15 corridas realizadas, 11 pilotos diferentes venceram, além de 11 também terem largado da pole-position. E foi justamente por isso que o competidor campeão conquistou um título mesmo com tantos reveses.

A campanha começou da melhor maneira possível para Nyck. Em seu segundo ano no grid, conquistou a vitória da corrida 1 do ePrix da Arábia Saudita, além de ter largado a posição de honra do pelotão e ter visto seu companheiro Stoffel Vandoorne ficar com a volta mais rápida.

Entretanto, a sorte não foi um grande fator tanto para o competidor quanto para a Mercedes. Nas três provas seguintes, De Vries pontuou apenas em uma ao chegar em nono, abandonando duas consecutivas. Stoffell ficou duas com zero e uma vitória.

Então, na corrida 1 em Valência parecia que as coisas iam, enfim, deslanchar, afinal, o time alemão colocou seus dois pilotos no pódio – o holandês com vitória. Entretanto, mais uma vez o cenário reverteu e nas duas disputas seguintes ambos ficaram sem pontos.

Essa foi a tendência de todo o campeonato, um resultado bom ou mediano seguido de abandonos e corridas fora do top-10. De fato, ter um grid equilibrado e com tantos vencedores diferentes foi o que fez a diferença para Nyck.

Com tanta falta de sorte e oito corridas fora da zona de pontuação, tinha tudo para ter um ano para esquecer. Mas já que houve tanto revezamento no degrau mais alto do pódio, nenhum competidor conseguiu desgarrar nos pontos.

Quando a temporada 2021 foi encerrada em Berlim, o competidor da Mercedes somou 99 pontos finais, o menor número de um campeão na história da categoria elétrica. Ainda, entre o primeiro e o 11º colocados, apenas 20 tentos os separavam.

A última campanha da Fórmula E certamente ficou marcada nos livros do certame. Quem soube aproveitar ao máximo foi De Vries, usando o equilíbrio para minimizar os azares e se tornar mais um campeão inédito.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.