A Fórmula E é uma categoria ainda relativamente nova no automobilismo, mas bastante estabelecida. Com oito temporadas na bagagem, o grid já atraiu grandes nomes do esporte a motor e, especialmente, que já estiveram na F1.
Um dos principais berços do esporte a motor elétrico tem atraído cada vez mais atenção dos competidores. Na temporada 2022, por exemplo, reúne atletas que já correram como na Fórmula 2, Mundial de Endurance, Indy e tem até mesmo vencedor das 24 Horas de Le Mans, por exemplo.
Quando o assunto se volta para a F1, não dá para negar que a FE tem sido uma grande opção para os pilotos sem vagas ou que buscam novos desafios. Nascida em 2014/15, ao longo dos anos teve tanto nomes bastante famosos quanto aqueles mais desconhecidos ou que pouco fizeram no certame.
Para se ter noção, até mesmo um campeão mundial chegou a disputar na categoria elétrica. Jacques Villeneuve, que ficou com o título de 1997, correu as três primeiras corridas da temporada 2015/16 pela Venturi, mas sem conseguir pontuar.

Já houve aqueles pilotos que se passaram de forma mais discreta pela F1, encontraram na categoria elétrica a chance de provarem o real valor. A começar por Nelson Piquet Jr, primeiro campeão da história da FE.
Ainda, Lucas di Grassi, recordista de pódios, de largadas e campeão da temporada 4, Jean-Éric Vergne, único bicampeão da história elétrica, e Sébastien Buemi também são três nomes que provaram o talento estando no grid do certame criado por Alejandro Agag.
Além disso, alguns brasileiros também marcaram presença em ambos os grids. Além de Di Grassi e Piquet Jr, Felipe Massa, Felipe Nasr e Bruno Senna chegaram a acelerar os elétricos em determinados momentos.
Confira a lista completa de estreantes ex-F1 de cada temporada:
Temporada 1
Jaime Alguersuari
Karun Chandhok
Bruno Senna
Jérôme d’Ambrosio
Sébastien Buemi – campeão da FE
Jarno Trulli
Vitantonio Liuzzi
Lucas di Grassi – campeão FE
Nick Heidfeld
Nelson Piquet Jr – campeão FE
Charles Pic
Jean-Érick Vergne – campeão FE
Sakon Yamamoto
Scott Speed
Takuma Sato
Franck Montagny
Temporada 2
Jacques Villeneuve – campeão F1
Temporada 3
Pierre Gasly
Esteban Gutiérrez
Temporada 4
Kamui Kobayashi
Temporada 5
Pascal Wehrlein
Felipe Massa
Felipe Nasr
Stoffel Vandoorne
Temporada 6
Brendon Hartley
Temporada 8
Antonio Giovinazzi
