A Porsche decidiu por desistir da apelação na desclassificação dupla que sofreu na corrida 1 do Eprix de Puebla da Fórmula E. Entretanto, a equipe não deixou de criticar a organização da categoria e a FIA [Federação Internacional de Automobilismo].
Na primeira corrida do final de semana no México, tanto Pascal Wehrlein, que cruzou a linha de chegada naquela que seria sua primeira vitória, quanto André Lotterer tiveram seus resultados excluídos. O motivo foi que o time alemão não registrou corretamente as escolhas de pneus antes da largada.
Um empregado da Porsche preencheu as escolhas dos pneus Michelins para a classificação ao invés da corrida e, com isso, violou o artigo 3.2 do regulamento técnico da temporada 2020/21, além do artigo 36.5 do regulamento esportivo.

Entretanto, de acordo com informações do site especializado The Race, as pressões dos pneus cumpriam os quesitos. Portanto, o único erro aparente do funcionário foi ter marcado a caixa errada ao escolher classificação ou corrida.
A decisão da categoria em excluir ambos os carros da prova trouxe uma série de debates entre a alta cúpula da Porsche e os oficiais da FIA. O time imediatamente indicou que iria apelar da punição, mas decidiu abandonar o processo apontando que “aceitamos a decisão”.
A escuderia, entretanto, mantém a opinião de que a desclassificação foi desproporcional. “Seguimos firmemente convencidos de que a punição não encaixa com a questão e machuca que nos negaram nossa primeira vitória na Fórmula E”, pontuou em um comunicado oficial.
“Ao mesmo tempo como equipe seguimos o trabalho duro para assegurar que aprendemos com nossos erros e aprendemos a todo o tempo. Esperamos a mesma abordagem da FIA e FE. Para a Porsche, é importante identificar potencial no campeonato e apoiar a categoria em entregar boas corridas – especialmente aos fãs”, continuou.
“Não é de nosso interesse nos envolver neste processo demorado e, assim, prejudicar a Fórmula E e seu ambiente. Estamos ansiosos para Nova Iorque, onde queremos reforçar nosso desempenho e mais uma vez desafiar o pelotão da frente”, concluiu.
