Paradas de carregamento rápidas podem ser a nova grande aventura técnica no futuro da Fórmula E.
A perspectiva de um pit stop para carregamento rápido nas futuras corridas da Fórmula E, está programada para ser discutida nas próximas reuniões sobre regras, para decidir sobre a terceira geração do carro da Fórmula E.
O conceito para o carro Gen3 ainda não está totalmente definido, mas uma mudança para uma bateria menor usando diferentes fluxos de material, pode ser uma proposta atraente para os criadores de regras no campeonato.
O site ‘E-racing365’ revelou no mês passado que a versão atual do carro da Fórmula E, provavelmente será estendida para a quarta temporada, o que significa que sua temporada final pode ser a de 2021-2022.
É quando a terceira geração do carro da Fórmula E vai começar, e um de seus principais assessores técnicos diz que a possibilidade de um rápido carregamento das paradas deve ser mais explorada.
“Primeiro, temos que pensar sobre o futuro das tecnologias de carregamento rápido e quando elas realmente estarão chegando”, disse o professor Burkhard Goeschel, presidente da Comissão do Campeonato de Energia Elétrica e Nova Energia da FIA.
“Se você introduzir o carregamento, você pergunta muitas coisas, especialmente na tecnologia da bateria. Nós podemos usar uma bateria menor e tornar o carro mais leve, mas para um carregamento realmente rápido, você precisa de diferentes eletrodos”.
Atualmente, os eletrodos de carbeto de silício, ajudam a armazenar energia nas baterias, mas se for necessário usar cargas rápidas em curtos ciclos de energia, uma mudança para uma tecnologia mais avançada de baterias precisaria ser feita.
“Tudo isso significa que os eletrodos estão ficando mais finos e o fluxo de energia funciona melhor do que um eletrodo clássico”, disse Goeschel.
“Nós ainda não discutimos isso seriamente, mas na minha mente essa direção faz sentido pelo lado técnico, pelo valor do fabricante e também pelo lado esportivo”.
“Um retorno aos pit stops faz sentido, para que haja uma abertura estratégica nesses cinquenta minutos de corrida”.
“É uma nova tecnologia e estamos em uma posição muito boa com a Fórmula E, porque tudo o que está acontecendo aqui tem uma relação direta com a produção sustentável”.
A próxima reunião do grupo de trabalho técnico está marcada para 20 de dezembro na sede da FIA em Genebra.
Veja alguns vídeos do nosso Canal no Youtube. Confira:
Stock Car no Salão do Automóvel: 40 anos de história e revolução. Confira o teaser:
Últimos dias do Salão do Automóvel em São Paulo. Veja algumas atrações:
